Smugglers Vintage Ale

[30 out 2013 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Conexão Cornualha: Smugglers Vintage Ale (FOTO Pedro Mello e Souza)

 

Por aqui, é raro conseguir uma cerveja fora dos circuitões – trapistas belgas, ales inglesas, IPAs americanas – pois taxas e fretes altos impedem pesquisas mais ousadas. Mas o brasileiro dá o seu jeito e coisas diferentes aparecem por aqui. Essa, uma cerveja safrada, da Cornualha, extremo sudoeste da ilha, inglês de certo, mas de tradição cervejeira mais discreta.

 

É uma combinação de ale escura com cerveja de cevada envelhecida em barris de carvalho onde envelheceram uísques. Está explicado o travo maltado. Bebida gastronômica, sim – pede um petisco, definitivamente -, mas tem seu poder de comtemplação. Fora isso, uma carne gorda como a costela. Ou um bom queijo amarelo.

 

Não entendo nada de lúpulos, mas, devagarinho, já consigo descobrir, de pesquisas anteriores, que um dos componentes da Smugglers Vintage Ale é o styrian, usado pelos belgas para produzir as suas trippel. Essa, exibe também os seus maltes, forçando a erudição em hora errada. Registro aqui, mas deixei pra lá. Fato: gostei da cerveja – e de seu cervejeiro, um mestre.

 

Teor: 6%

Safra: 2012

Garrafa clara de 500ml

Estilo: old ale

Produtor: St. Austell Brewery.

Local: St. Austell, Cornualha

País: Grã-Bretanha

Lúpulos: fuggle, styrian, coriander

Maltes: maris otter, crystal, roast

 

Brejas: 3,6 / 5,0 (só uma avaliação – me senti o tal)

Beer Advocate: 87 (very good)

Rate Beer: 74 (overall), 48 (estilo)

Talheres: 80-85, Bela compra

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *