Adnams Innovation

[3 set 2013 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Adnams Southwold Innovation: design fácil, sabor lento (FOTO Pedro Mello e Souza)

Surpresa de uma cerveja que começa boba e termina com sabor instigante, consistência adorável e desafio para quem tentar harmonizar. Azeitona, no extremo do amargo da conserva, ou o caldo de feijão, pela untosidade, fariam um bom par com essa bela cerveja. A pesquisar o efeito do agente causador de uma certa emanação de poeira de feno. Rótulo moderno em serigrafia, tipo hot stamp, inclusive a do elegante preto sobre preto.

 

Lendo depois as fichas e avaliações, bateram dúvidas e curiosidades: as american I.P.A. chegaram ao nível de serem referência na Inglaterra? Ou será que isso justifica o rótulo Innovation, com a entrada do amargoso lúpulo columbus? Será que voltam a produzi-la? Uns dizem que, por ser ocasional, sim. Outros, dizem que não.

 

Para os que curtem a relação entre os vinhos, vale a informação: há um corte multinacional de lúpulos, que contribuem com paladar, amargor e, como veremos, equilíbrio. Um deles é o boadicea, inglês, homenagem a uma rainha celta que pôs os romanos pra correr, é pura fruta e transmite um aroma de grapefruit que eu não senti. Outro é o columbus, puro amargor que os americanos aplicam em suas I.P.A.s. E, por fim, o styrian goldings, esloveno, que os belgas usam em seus ales.

 

Origem: Southwold, Suffolf

País: Inglaterra, Reino Unido

Produtor: Adnams PLC

Tipo: American I.P.A. (BAdvocate)

Álcool: 6,7%

Lúpulos: boadicea, columbus e styrian goldings

 

RateBeer: 92

Beer Advocate: 85 (very good)

Brejas: Sem cotação / 4,2 (amigos)

Talheres: 75-85 (vale a experiência para mostrar a um amigo. Mas é só.)

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *