Feliz สงกรานต์ para todos

[13 abr 2011 | Pedro Mello e Souza | Um comentário ]

 

Traduzindo: feliz Songkran para todos. E não é brincadeira minha. Estamos em pleno Ano Novo tailandês. E a expressão Songkran significa renovação, passagem. “É uma celebração milenar, que antecede a plantação do arroz, alimento base de todas as culturas da região e que crescerá nos alagados”, explica David Zisman, chef e proprietário do restaurante Nam Thai, que lançou, no dia 13 de abril, um cardápio especial para o evento.

 

David não celebra de graça. Ele foi chef em Bangkok, recebeu o selo de qualidade “Thailand’s Brand” do governo tailandês e, em maio de 2006, em cerimônia realizada em Bancoc, recebeu das mãos do Ministro de Comércio Exterior da Tailândia o selo “Thai Select Brand”, pela autenticidade em culinária tailandesa – dos 30 mil restaurantes tailandeses que existem no mundo apenas 250 recebem a distinção, no Rio apenas o Nam Thai. Em 2009, ele recebeu o certificado de excelência “Pride of Thailand”.

 

Este ano, David criou as receitas que remetem a água, puxando por produtos vindos do mar, e, claro, muito coloridos e saborosos. “A ideia foi fazer uma ligação com a festa através da água, um dos símbolos forte da festividade. Por isso trouxe receitas com peixes”, revela ele.

 

Assim, o cardápio especial (R$ 85 por pessoa) destaca o delicado salmão temperado em shoyu e gengibre com tempero de creme de queijo de cabra e crumble. Em seguida, o saboroso lombo de robalo com curry de abacaxi. Para finalizar uma copa de frutas servida em taça de martini. Sorvete de tangerina, calda de açafrão, vinho branco e pimenta complementam a experiência.

 

Por lá, a festa é assim:

 

O princípio do Songkran é a tradição e a forma do povo tailandês agradecer à divindade do Buda pela graça concebida da dádiva de chuvas, que fizeram abundancia de arroz e frutos nas terras sob sua proteção. Milhões de fiéis de todas as idades vão aos templos budistas do norte ao sul, para colocar água na imagem de Buda, nas mãos dos monges, dos idosos da comunidade e receberem as suas bençãos para o ano que começa. As ruas são tomadas por uma divertida guerra campal onde os tailandeses jogam bolinhas de água uns nos outros.

 

Nam Thai

Rua Rainha Guilhermina 95

Leblon

Rio de Janeiro

Reservas 2259-2962.

Preço fixo: R$ 85

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Depoimentos

  1. Lou Bittencourt disse:

    Adorei o “Talheres Cheguei” gostei do nome, das matérias e fotos, tudo no maior bom gosto. Parabéns! Vou visita-lo com frequencia.