Óleos nos óleos

[14 abr 2011 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Houve um tempo em que a expressão “varietal” era uma característica ligada apenas aos vinhos produzidos com uma única variedade de uvas. Agora, o óleo de oliva também ganha essa personalidade, com a chegada de marcas como o OroMaule e o 1492, uma série monocasta, extraídos de duas cepas espanholas – picual e arbequina – e uma italiana, a frantoio.

 

Cada uma das variedades apresenta acidez máxima de 0,2% e paladar que já lhes valeu duas medalhas de ouro na feira de Los Angeles. A linha 1492 já está em São Paulo. No Rio, as variedades já são encontrados em casas como Aquim, Celeiro, Lorenzo Bistrô e Garcia & Rodrigues.

 

“À medida em que os mercados vão se desenvolvendo, nasce uma elite de consumidores que são capazes de perceber o varietal e sua influência individual sobre as misturas”, afirma Ana Luisa Bernacchi,  gourmet e sócia da ASA Alimentos, empresa que importa a linha OroMaule.

 

“Por anos, tivemos a oportunidade de degustar somente os blends, azeites de oliva extra virgens que buscavam o equilíbrio através da mistura de diferentes variedades de azeitonas. Mas hoje, a tendência no mercado é o resgate de um sabor diferenciado, com o aparecimento dos azeites varietais”, completa.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *