Le café français

[25 nov 2013 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

O café très français do Térèze (FOTO Pedro Mello e Souza)

Em qualquer café do mundo, discute-se a globalização com uma faca sempre afiada contra os americanos, mesmo que, na maioria dos casos, não se saiba o porquê, especialmente quando a discussão acontece em um fórum tão prosaico quanto a mesa de um Starbucks . Mas quando a discussão termina, diante de uma xícara de café, essa globalização tem sotaque italiano.

 

Esse “imperialismo selvagem” do cafezinho chega na forma dos expressos, dos lungos, dos cappuccinos, dos ristrettos. Mas na França, os núcleos de resistência chegam na forma da tradição, às quais os turistas, reverentes se rendem, desde que devidamente instruídos com a lista abaixo, extraída da Enciclopédia dos Sabores. O porquê dessa lista pode ser comemorativo. Afinal, em 1713, há exatos 300 anos, o rei Luís XIV conhecia o primeiro ramo de café jamais chegado à França. De lá pra cá, vejamos o que a corte nos trouxe de produtivo.

 

Café allongé

Diz-se do espresso (café noir) pingado por um lance de água.

 

Café americain

É um café mais fraco do que os demais, preparado normalmente mas servido com um sopro de água quente. É uma das formas de café allongé, mas com a depreciação típica dos adversários: em São Paulo, esse tipo de café mais fraquinho é conhecido como “carioca”.

 

Café au lait

Tradicionalmente, é o café coado com leite, servido em “bol”, uma tigela pouco maior do que um xícara grande – e sem alça. Hoje, pode ser um equivalente malvisto do latte, em que o leite predomina na divisão com o espresso.

 

Café crème

Antiga grife de sofisticação, tornou-se uma opção secundária de serviço de espresso, servido com creme fresco.

 

Café faux

Literalmente, “café falso”. É uma referência raivosa que se faz ao decafeinado.

 

Café filtré

É o equivalente, raríssimo, de nosso café coado. Mas não se pode comparar ao nosso, pois as torras são diferentes e podem resultar em um café mais fraco.

 

Café glacé

Fórmula exótica de se servir o espresso: sobre gelo e algum leite. É uma idéia de origem oriental, especialmente dos vietnamitas, que vertem o café em copo longo, sobre gelo até a boca e leite condensado, que é mexido lentamente.

 

Café léger

O mesmo que café allongé ou americain


Café noir

É o café preto, espresso na esmagadora maioria dos casos. Nos cardápios, o modelo pode constar como café express.

 

Café noisette

É o espresso servido com um pingo de leite, que gera uma mancha com cor de avelã – conhecida pelos franceses como noisette.

 

Café serré

A expressão significa, literalmente, “café concentrado”. É o mesmo café espresso de uma xícara comum, mas preparada com uma quantidade menor – às vezes apenas a metade – de água.

 

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *