Tempos Bons

[11 nov 2013 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Tradición Oloroso Vors 30 Anos

Terça-feira seca, ensolarada, com ligeira brisa salina, enfim, de tempo bom. Se a meteorologia não concorda, problema dela, que faz previsões, não certezas como a da noite dessa terça, 12 de novembro, quando clima estará privilegiado no Bazzar, em Ipanema, no momento em que começar o serviço do evento Tempos Bons, um jantar inédito, o primeiro no gênero no Rio de Janeiro, em que os vinhos de Jerez garantirão o tempo bem estrelado.


E põe estrela nisso. Marcas como a Fernando de Castilla, a Lustau e seu tradicional La Ina, a Hidalgo, com a elegância de sua Gitana e a a Tradición, com suas veneráveis ordens das Vors 30 Años, vão mostrar seu brilho acompanhando cada um dos cinco pratos, com direito a apresentação pessoal, de cada um deles, pelo especialista Célio Alzer. Será um prazer em conhecer – especialmente pelo preço: cinco pratos ricos e cinco vinhos exclusivos por menos de 300 reais por pessoa.

 

Um detalhe: a escolha do Jerez não é aleatória: há mais de ano, Alzer e Cristiana Beltrão, proprietária do Bazzar, já sonham com um evento desse tipo, baseado na carta desses vinhos fortificados, vigorosos, vibrantes, que a casa mantém desde a inauguração de seu Bubble Bar, todos com as marcas mais generosas (sem trocadilho) do mercado.

 

La Ina, Lustau e um dos emblemas de Jerez de la Frontera

Não somente marcas, também os estilos de jerez estarão em cartaz. A manzanilla, citada em ária da ópera Carmen, de Bizet, abre os trabalhos ao lado do gaspacho com raspas de azeitona preta. Nada mais andaluz neste primeiro item do cardápio criado por Claudio Freitas, chef da casa. Outro estilo, o fino, vem logo a seguir, com o mítico “La Ina”, das Bodegas Lustau, na companhia do escabeche de mexilhões com fios de laranja.

 

Quem assistiu A Feste de Babette há de se lembrar da elegância do coronel Löwenhielm, contendo o entusiasmo à mesa ao provar o que reconheceu como “um verdadeiro amontillado”. E com o terceiro prato virá o amontillado bem verdadeiro, o Vors, da Bodegas Tradición, que acompanha um dos monumentos da casa, o caldo de siri com banana da terra e palmito pupunha.

 

Mas os tempos bons prometem ficar ainda melhores, com a chegada do Antique Palo Cortado, do naipe do cavaleiro Fernando de Castilla. No prato, mais garbo, com o risoto de arroz acquarello (por si só, uma raridade) com dois de seus sotaques do sol da Espanha: o queijo manchego e o presunto pata negra.

 

Tradicion Oloroso Vors 30 anos: cor do nascer do sol (FOTO Pedro Mello e Souza)

Não é à toa que o oloroso, quinto estilo dos grandes vinhos da noite, tem cor de nascer do sol. O tom dourado de (outro) Vors 30 años, da foto acima, encerra o banquete com o refinamento do bolo quente de chocolate Amma (60%) com cupuaçu. Para quem gosta de vinhos, o fim do jantar é o início de uma tendência que já aquece as cartas dos sommeliers europeus: o jerez chegou para ficar. Com algum deles na mesa, não há tempo ruim. Só tempos bons.

 

Bazzar / Tempos Bons

12 de novembro, terça-feira, 19h30

Rua Barão da Torre 538

Reservas: +55 21 3202 2884

Preço por pessoa: 296 reais, todas as bebidas incluídas, serviço à parte.

 

 

 

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *