SP Burger, a Fest continua

[24 nov 2013 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Hambúrguer de foie gras, esse, do Z-Deli: devassidão em foto afanada sem qualquer escrúpulo do Instagram do gourmand Ivan Marchetti

A rigor, termina neste fim de semana o São Paulo Burger Fest. Na prática, a coisa não é bem assim. Pelo que eu vejo no newsfeed de pessoas que eu sigo no Instagram, o festival começou muito antes de seu início oficial. E parece que, apesar das datas previstas para encerramento, não vai terminar nunca.É uma versão silenciosa, em farra particular, de deselegância nada discreta, como todo carnaval deveria ser.

Não importa se é segunda-feira ou domingo, a rede nos atormenta com um desfile de hambúrgueres paulistanos – sedutores, sensuais, lascivos, devassos, oferecidos, graças a fotos no melhor estilo porn food. Sigo pessoas que não admiro por ainda estarem sãs e salvas de tanto hambúrguer que degustam, como Ivan Marchetti, Fabio Moon e outros que, intimente (para minha alegria) ainda naõ conheço (para minha desgraça).


Hamburguer de foie gras do Twelve Bistrô em registro lascivo do Instagram de Fabio Moon, que pode me interpelar a qualquer momento por apropriação indébita.

Em cada uma dessas imagens, há a tensão de um momento fascinante, o da primeira mordida. E o êxtase pós-satisfaction do último pedaço, que já se mastiga lentamente, com apenas uma distante expectativa: qual seria o próximo hambúrguer. Ou cheeseburguer, já que o original praticamente desapareceu sob camadas criativas de queijos e seus quejandos: guarnições, relishes, cole slaws, batatas fritas, a grandiosidade do foie gras e a moda da estação: o chutney. Z-Deli, Twelve Bistrô, Meats, La Grassa, Santo Grão e Parque São Lourenço, aqui ilustrados, integram essa minha onda de ansiedade

 

Devagar, o Rio começa a mostrar as suas caras sujas de ketchupe. Mas ainda em demonstrações tímidas, restrita a poucos corajosos, como o Pipo, o Bazzar e a Roberta Sudbrack, com suas leituras do wagyu. Ou o angus do T.T. Reserva ou do esquecido Joe & Leo’s, todos eles novos e velhos guerreiros contra os pobres similares de pacote, que povoavam B.B.s e Bibis, mas que começam a chegar com suas soluções com picanhas, fraldinhas e outros cortes bacanas.

 

SP Burger Fest: hambúrguer de fraldinha com ovo poché e trufas (Divulgação)

Praça São Lourenço: hambúrguer de cordeiro, maionese de iogurte e pepino, tomate assado, agrião, queijo fresco de cabra, picles de cebola (FOTO Felipe Reis)

Cheeseburguer de polpeta: simplicidade criativa no La Grassa, criação exclusiva para o SP Burger Fest (FOTO Felipe Reis)

Cheeseburguer de estréia do Marakuthai no SP Burger Fest. Na fórmula, búrguer de fraldinha de 180 gramas molho de ostra, cebolinha e alho, com queijo meia-cura, bok shoy e tomate (FOTO Felipe Reis)

 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *