Guia Glupt!

[5 dez 2013 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]
 

Capa do Guia Glupt!, de Luiz Horta, o Churchill de outra ilha, a da Aclimação

“Degustaremos nos ares, nos mares,

nas praias, no ônibus, no taxi, na bicicleta,

we shall never surrender”

 

Livro bom é aquele que lemos de uma sentada, não importa o tamanho. Quando a linguagem é simples mas intensa (dificuldade para qualquer redator – este aqui, inclusive), a leitura é ágil e a informação fica retida, especialmente quando ainda brindamos as tiradas de bom humor – sem o retrogosto amargo das canseiras acadêmicas. É assim com os guias de Hugh Johnson e Oz Clarke, é assim com os livros de Jancis Robinson, é assim com as colunas de Luiz Horta, o nosso Glupt!, crítico de vinhos do Estadão.

 

 

Por isso, foi fácil ler, me informar e me divertir com o Guia Glupt! 2014 – Vinhos que cabem no seu bolso, lançado na semana passada, exclusivamente para o formato Kindle (o próprio ou o aplicativo para iPad ou iPhone), via Amazon Books, por patéticos R$18,50. São 88 páginas em que Luiz, ao lado do parceirão Denis Pagani, separa os seus favoritos em faixas de preço modestas para vinhos que julgou, pela relação custo-qualidade, um grande barato.

 

São rótulos que ele encontrou nas importadoras, nos supermercado ou nas boas lojas do ramo dentro de três faixas de preço: até 60 pratas ($), entre 60 e 100 ($$) e acima de 100 ($$$). Tive a pachorra de contar: somente onze vinhos estão na última faixa – e cinco deles em uma categoria fora da curva: a Auto-indulgência, em que nos fala mais a sua alma e menos a linha editorial. Se errei na conta, considerem: esse livro dá uma sede danada.

 

Nas outras categorias, pura e generosa prestação de serviço, como nos vinhos que indica para a pizza (Lapostolle Chardonnay), para o frangão assado ou para o churrasco (Pulenta Estate III Cabernet Sauvignon), no quadro Harmonizações de fim de semana. Há ainda as seções No supermercado, Para ter sempre e Para beber gelado. Em cada rótulo sugerido, a indicação de onde comprar e, por fim, um servição das importadoras para entrega dos rótulos selecionados mesmo espírito do livro: online.

 

 


 

Eu que tive gato, afirmo: Frederica ficaria orgulhosa. Quem é Frederica? Baixe o livro, ora essa....


 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *