Lasagnette: o fim de Marco Polo

[20 jan 2014 | Pedro Mello e Souza | Um comentário ]

Lasagnette: massa primitiva, muit anterior à lenda de Marco Polo (Foto: Pedro Mello e Souza)

Nada mais vencido e datado do que a história das massas italianas que atribui sua chegada no Ocidente a Marco Polo. Há algum tempo, os historiadores se dividem: um grupo deles assegura que o mais próximo que lendário viajante veneziano esteve da China foi uma masmorra persa. Outros, bem mais embasados, mostram que o garboso personagem nada mais é do que fruto da imaginação do escritor Rustichello da Pisa, esse sim, encarcerado após a derrota de sua cidade em uma batalha contra os genoveses.

 

Na época, Pisa era um porto –  e não faltavam historinhas de marinheiros, bem mal-contadas, a julgar pelo festival de imperfeições do que se tornariam “As viagens de Marco Polo”, não somente em torno de ingredientes, mas das descrições que a arqueologia já tratou de desmascarar. Uma delas, traz de volta as massas que os afrescos de Pompéia e Herculaneum, que mostram com detalhes, 12 séculos antes das historinhas de Rustichello, o preparo de massas como o lasagnette, futuro talharim.

 

Melhor para o lendário explorador, que, se existisse, sairia com a fama de mentiroso secular. Seu crédito de ter trazido as massas orientais para a Itália não se sustenta diante de três fatos cabais. O primeiro, demonstrado acima: as massas achatadas já existiam na Grécia e no sul da Itália muito antes – 8 séculos, para ser exato – do início das famosas viagens. A própria expressão “lagánon”, que geraria a lasanha e o lasagnette são dessa época.

 

Segundo: Marco Pólo teria viajado por Veneza. E em Veneza a tradição é restrita a polentas e algumas poucas massas recheadas. Terceiro: as massas longas popularizaram-se no norte da Itália (Veneza inclusive) somente depois da Segunda Guerra. Por tudo isso, Marco Polo, seus relatos ou sua própria existência parecem não ir além de uma grande viagem.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Depoimentos

  1. Cris Beltrão disse:

    Seus ótimos textos sempre abrangem de um Polo ao outro…