Herdade da Ajuda Nova

[27 jan 2014 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Ajuda: na média gama, vibração de brancos e tintos(Foto: Pedro Mello e Souza)

Vendas Novas, meio caminho entre Lisboa e Évora, o portal da vibração dos vinhos alentejanos. Na Herdade da Ajuda Nova, começam bem: são121 hectares de vinhas, mais de 80% delas reservadas às tintas, especialmente trincadeira, aragonês, castelão, alicante bouschet, syrah e a agora indefectível touriga nacional. Há ainda 12 hectares de vinhas velhas, em que arinto, antão vaz, verdelho e moscatel se misturam com rabo de ovelha, roupeiro e alguma tália, a versão portuguesa do trebbiano.

 

Alberto Capitão é o enólogo e lugar-tenente da proprietária Vanda Carvalho. Administra uma área seca, que exige irrigação gota a gota, em um dos reflexos do clima sempre inesperado do Alentejo. Mesmo assim, produzem um total de 800 mil litros de vinhos, que destinam ao mercado interno e a atender demandas como as do Brasil, Moçambique, Angola, Suíça, Bélgica e China, para onde acabam de enviar seus primeiros contenedores, como conhecem, com muito mais propriedade e caráter, os “contêineres” das colônias americanas aquém-Tordesilhas.

 

Syrah e Touriga Nacional Reserva 2007 (Foto Pedro Mello e Souza)

Vila do Chafariz e Carizma (sim, com z) são as suas linhas de entrada. No primeiro, um branco, moscatel trouxe a leve adocicado; e ugni blanc, o abacaxi. Já no Ajuda, caminho para o topo de gama, temos a dupla de ataque da seleção alentejana, arinto e antão vaz, com um toque de verdelho e sustentados com 4 meses de barricas francesa e americana. Minerais, estrutura e frutas tropicais no 2013. Há maciez, leveza, jasmins, oréganos, pêssegos, peras e, no fim, uma maçã verde, para o 2012.

 

Foram esses os primeiros vinhos da rota dos Vinhos do Alentejo, que mostram a linha mestra de seus vinhos brancos: a acidez e o frescor – ou “frescura”, como dizem lá, com pouca afetação e muita propriedade. Para o rosé, adiantam a colheita de castelão e aragonês para garantir delicadeza com alegria. Para a estrutura e a madeira nos brancos, procure o Reserva 2012. Em todos eles, além das medalhas nos concursos, o prêmio de design pelos rótulos.


O enólogo Antonio Capitão: lugar-tenente da Herdade da Ajuda Nova (Foto Pedro Mello e Souza)

Na área dos tintos, a leveza e o aroma do Chafariz traz um perfil bem alentejano: trincadeira, aragonês e alicante bouschet, plantados em antiga propriedade dos Duques de Bragança. No Ajuda Tinto, corte similar, mais elegância e o traço comum dos taninos, que se amansam ainda no copo. Subindo a gama, entra em cena a dupla syrah e touriga nacional, que trazem potência (Herdade da Ajuda Reserva 2009) e madureza com acidez esplêndida (Syrah e Touriga). Para a vibração do Premium, reservamos um post à parte, homenagem a quem quer a expressão máxima do alicante bouchet.

 

 

Herdade da Ajuda Nova

Estrada N4, saída de Vendas Novas para Évora

Alentejo

Tel.: (+351) 265 805 667

email:geral@herdadedaajuda.pt

Reservas para degustações em

http://www.herdadedaajuda.pt

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *