Com que vinho eu vou, João Pedro?

[7 abr 2014 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

João Pedro Lamonica, Alloro

(da matéria Com que vinho eu vou?, publicada no Caderno ELA Gourmet, abril de 2014)

 

Caldinho de Feijão

Espumante brut rosé

Vai depender do grau de tempero, pois no caldinho de feijão existem temperos marcantes no paladar como alho. As gorduras de torresminhos e linguicinhas dão ao caldinho mais consistência e vão ser decisivos na escolha. Penso no Espumante Chandon Excellence Brut Rosé, por causa da efervescência refrescante, que limpa o paladar, do bom corpo desse espumante, dos aromas frutas vermelhas. Ali tem chardonnay e pinot noir, que dão maciez que atenuam o sabor marcante e salgadinho do prato, além, claro, de iniciar os trabalhos.

 

Aipim Frito

Chardonnay sem madeira

Quanto mais salgadinho, mais vinho refrescante ele vai pedir para acompanhar. E como é frito, eleva o peso ddo aipim, exigindo um vinho mais estruturado. Pensei em um vinho branco, sem nenhuma adeira, da uva chardonnay. O Pizzato 2013, do Vale dos Vinhedos, de 13% de álcool, de paladar leve para bom corpo, notas cítricas e tropicais e fresca acidez vai trazer uma boa harmonia, devido ao aroma e à refrescância que vão completar o ingrediente.

 

Pastel de queijo

Shiraz nacional

Temos aí uma massa frita, que eleva o peso desse petisco. O queijo pode ser de vários tipos, mas considero o tipo minas, tradicional, de sabor leve e cremoso. Um tinto é minha indicação, pois pensei em um vinho que tivesse teor baixo de álcool de 12% e que fosse leve, sem madeira. A minha dica é o LA Jovem Shiraz 2013, de Flores da Cunha. A jovialidade leve desse vinho, de acidez sápida e aromas de morangos, com toques herbáceos são ideais com queijo e a estrutura do vinho vai compensar o peso da fritura.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *