Com que vinho eu vou, Elaine?

[7 abr 2014 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Elaine de Oliveira

Sparkling Pointe Winery, Nova York

(da matéria Com que vinho eu vou?, publicada no Caderno ELA Gourmet, abril de 2014)

Churrasco de costela

Tinto com caráter

Costela é uma carne rica em gordura e sabor. Para harmonizar precisamos de um vinho de caráter, estruturado, que segure a personalidade do prato. Para isso, temos boas opções aqui no Brasil. O Don Abel Rota 324 (Zahil), da Serra Gaúcha, é um dos melhores cabernets sauvignons do Brasil. Mas podemos apelar também para um vinho bem diferente, igualmente estruturado: o Korta Katarina Plavac Mali (Decanter), de uma uva que ainda é pouco conhecida, mas que vai fazer sucesso em prevê, a plavac mali. Na Croácia também tem costela e, lá, esse vinho dá o maior samba.

Camarão com chuchu

Branco fresco

Duas sugestões para esse prato, que é leve, mas que costuma ter alguma condimentação. Nos dois casos, vinhos brancos frescos e com boa acidez. Podemos partir para um dos bons pinots blancs da Alsácia, como o Trimbach (Zahil) ou ficar com um dos savignons blancs da área de São Joaquim, em Santa Catarina. O da Villa Francioni (STP Wines) é um exemplo fácil de se achar.

Queijo coalho

Vinho rico e untuoso

Adoro queijo coalho e tenho duas ideias na cabeça, uma de vinho branco, outra de vinho de sobremesa. Quem conhece bem, sabe que é salgadinho e merece ou uma amêndoa ou um contraste do tipo goiabada com queijo. No primeiro caso, um vinhaço gaúcho, o Era dos Ventos (Confraria Carioca), da uva peverella, quase esquecida na Itália, mas que entrou no ritmo em Bento Gonçalves. É rico, untuoso e tem esse aroma de amêndoa e essa nota oxidada, que fica exótica com o coalho. Muita gente gosta desse queijo com mel. Por isso, vale a pena investir em um vinho de sobremesa que seja rico como o Bukkuram Passito di Pantelleria (Decanter), que completa o que vem no palito com muito mel, damascos e, mais uma vez, as amêndoas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *