La Gallina, Piemonte

[3 jun 2014 | Pedro Mello e Souza | Comentários desativados em La Gallina, Piemonte ]

Patricia Kozmann me contou o seguinte:

 

O restaurante La Gallina é o núcleo gourmet do hotel L’Ostelliere Villa Sparina Resort, 4 estrelas, localizado em meio a um anfiteatro natural de bosques e vinhedos, no coração do Piemonte. A proprietária da propriedade, a família Moccagatta, restaurou a antiga casa colonial do século XVII e situa-se numa posição de vantagem sobre a colina de Monterotondo, Gavi.


Vista do hotel, resultado da reforma feita pela família

O chef Massimo Mentasti, jovem e talentoso, propõe receitas a base de carnes especiais introduzindo também os usos da gastronomia do “baixo” Piemonte, respeitando e interpretando a tradição, mas utilizando as técnicas da cozinha contemporânea com ingredientes de alta qualidade.

 

Um dos seus pratos mais recomendados é o “agnolotti” e a “batuta de fassone “la granda” al coltello. Fassone é uma raça bovina autóctone do Piemonte.  “Culinária a moda antiga e seus prazeres secretos.” Este e o lema do Chef Massimo e dos seus pratos, que ganham alguns toques do dono da casa, Stefano Moccagatta.


O agnolotti do chef Massimo Mentasti

É um local simples concepção, respeitando sua estrutura original e arquitetura rural, com todo conforto e elegância de uma residência moderna. A atmosfera tem vínculos com seu território com um forte sentido de acolhimento e hospitalidade.  A propriedade compreende 100 hectares, dos quais 70 cultivados com vinho da Gavi e Barbera. Dentre sua produção de vinhos, se destaca o branco Monterotondo, um cru obtido da uva branca cortese de Gavi, e o tinto Rivalta obtido de um pequeno vinhedo da uva tinta barbera.

 

(Patricia Kozmann é uma personal guide, que organiza tours enogastronômicos pela Itália baseada na sua seriíssima experiência profissional entre os melhores pratos e copos do eixo Brasil-Piemonte. Experiências, roteiros, grupos e condições estão no site www.kozmann.com.br)

 

Costeleta de cordeiro, do La Gallina: simplicidade à italiana.

Ambiente do restaurante, familiar, com a tábua corrida que lembra fazenda.