Rosa chique

[7 jul 2014 | Pedro Mello e Souza | Um comentário ]

Para muitos, é o vinho rosé do momento. E romântico por vários motivos: é elegantíssimo na boca, harmoniza bem com pratos leves, como o salmão defumado; é produzido no lindíssimo Lago di Garda; e tem rosa até no nome. Mas por trás de todo esse arroubo romântico tem um trabalho sério de uma das poucas vinícolas focadas em vinho rosé. E que vinho. Já foi apontado como estrela de várias degustações em que encarou brancos e tintos medalhados.


Frescor e elegância no Costaripa Rosamara 2013 (Foto: Pedro Mello e Souza)

Regina Valzelli é uma dessas lavradoras. Ela apresentou pessoalmente duas safras de diferentes formas da fineza, do frescor – e de uma elegância que dura toda a evolução da degustação, um dos pontos em comum entre os dois anos. Todas as uvas são tintas. Predomina a gropello, com toques de marzemino, barbera e sangiovese.Em cortes semelhantes, fala o clima e as condições.


No rótulo de 2012, há um lado tinto, mais macio, com mais robustez, de cor mais fechada como a de uma casca de cebola. No de 2013, o mais recente, uma cor mais clara, que remeta ao mais escocês dos salmões – salmão não é laranja; é rosa. Mais linhas em comum a ambos: o toque salino, uma boca gentil, sem agressividade, mas firmes e de grande personalidade. Na Winebrands, por R$ 99.


A safra 2012: maciez, cor fechada e um lado tinto no rosé do momento (Foto: Pedro Mello e Souza)

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Depoimentos

  1. Mattia Vezzola e seus vinhos deixam sempre a marca registrada do frescor, elegância e classe. Rosamara um rosê complexo, mas simples ao mesmo tempo, para o dia a dia.
    O espumante Brut Rosê, métodos clássico, um dos melhores que conheço.

    Ótimo artigo! salute!