Esplanada Grill, segundo O Expert

[26 jul 2014 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Andre Martins

 

 

Por André Martins, O Expert

(o único crítico que paga a conta)

 

 

 

 

 

 

Quando alguém fala no Esplanada Grill você logo pensa naquele lugar onde servem uma caipivodka de cajú arrasadora, o melhor pão de queijo do Rio, uma saladinha de folhas fantástica em sua simplicidade e uma picanha fatiada espetacular? Acertou, lá tem tudo isso, mas você pode fazer ainda melhor… Como muitos restaurantes, o Esplanada é um pouco refém do próprio sucesso, pois as pessoas já costumam chegar lá sabendo o que querem comer. Mas por que não tentar mudar o script, nem que seja só um pouquinho, na sua próxima visita?

 

 

Ao entrar, vá cumprimentar o Guarabira (aka “Guará”), o barman que há mais de vinte anos comanda aquele bar que vai muito além das famosas caipivodkas. Uma vez ali, preste atenção na coleção de uísques single malt e gim, bem como a bela peça de jamón ibérico. Sugiro que, nesse momento, você se sente em uma das mesinhas do bar e prove um Gin Mare com água tônica e alecrim fresco acompanhado de alguns croquetes de carne ou corações de frango grelhados.


Caipirinha de caju do Guarabira (Foto: Pedro Mello e Souza)

Ao passar para a mesa, sei que vai ser quase impossível resistir ao couvert, mas só dessa vez você poderia experimentar uma bela porção de pata negra (aquele que você viu no balcão) e pedir ao André Vasconcelos uma taça de um bom vinho espanhol. Depois, dê uma olhada com calma no cardápio, você já notou que eles servem paleta de porco preto alentejano e chorizo de wagyu da Austrália?

 

Bife Ancho do Esplanada Grill: vontade de beijar (Foto: André Martins)

Os dois são ótimas opções, mas a minha sugestão (e aqui sou totalmente parcial) é o bife ancho da foto, o corte que mais gosto e que lá é preparado à perfeição. Segundo um amigo, o bife é tão bonito que, quando chega à mesa, dá até vontade de beijá-lo. Eu gosto de comê-lo sozinho, mas você pode pedir uma farofa de panko, que não está no cardápio mas tem uma legião de fãs. Ao final, peça uma taça de Henriques e Henriques, um vinho madeira feito com a uva verdelho e envelhecido por dez anos.

 

Você vai ver que o Esplanada pode ser muito diferente do que você imaginava. A menos que você seja um daqueles loucos que almoçam comigo e passam a tarde inteira à mesa, pois aí você vai comer tudo isso e mais os pães de queijo, a salada, a picanha e ainda vai terminar bebendo uma grapa artesanal daquelas que o Roger Magalhaes Khouri esconde atrás do balcão…

 

Madeira no fim: Henriques e Henriques Verdelho 10 anos (Foto: Pedro Mello e Souza)

 

 

 

 

 

Esplanada Grill

Rua Barão da Torre 600

Ipanema

Rio de Janeiro

Reservas:

Aberto todos os dias para almoço e jantar

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *