Queixada de volta?

[18 set 2014 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Queixada: substituto do leitãozinho e prato do ano de 2012, pintando de vez em quando no cardápio de Roberta Sudbrack (Foto Pedro Mello e Souza)

Há dois anos, essa queixada assada entrava no menu da Roberta Sudbrack. Das indas e vindas, de provas em provas, decidi que esse era, para mim, o prato do ano no Rio de Janeiro. E o maior que ela já fez, competindo apenas com o porquinho de fogo lento e o ovo caipira com crumble de aspargos e bacon. Com a virada do cardápio, o prato saiu. Mas andei vendo alguns posts em que a raceita aparecia no menu degustação da chef, mesmo sem relação com a nova onda da jaca. Pode ser apenas uma oportunidade da carne ter aparecido em boas condições. Mas pode ter voltado ao cardápio fixo de Roberta. Tomara.

 

Na época, escrevi o seguinte, no post sobre o menu da época: “O leitãozinho, não veio. Mas a frustração, também não. Veio, aí sim, uma valiosa e (pra mim) inédita variação sobre o tema, a queixada, uma variedade de porco do mato. Antes um ser selvagem e proibido pela histeria preservacionista, foi encontrada em um produtor específico – não entendi qual, na confusão das loas, das despedidas e dos vinhos (interessantes) que regaram o jantar. A suculência do cozimento lento estava toda lá e o suquinho sugeria um pirão de minuto com a farinha ácida, amarela, quente no sabor, um contraponto.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *