Mariage Parfait

[22 out 2014 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Mariage Parfait, uma das expressões da denominação "gueuze-lambic", tal como apresentada pelo Fabinho, no Herr Pfeffer (Foto: Pedro Mello e Souza)

Não me pareceu claro o que querem dizer com o tal “casamento perfeito”, do rótulo Mariage Parfait. Pode ser pela percepção de que os três anos de envelhecimento dessa cerveja gueuze, da cidade de Lembeek, sirva como um “timing” perfeito para um noivado. Mas pode ser também a relação entre os tipos de cervejas que a cervejaria Boom usa, as lambics, de fermentação espontânea – a parte maior é da envelhecida e apenas 5% da nova, para levar a uma segunda fermentação. Seria um toque lúdico com 95% de experiência para um matrimônio ideal? Afinal, o que é um casamento sem as bolhas de uma segunda fermentação?

 

Ou quem sabe, ainda, que o tal casamento seja a relação entre os paladares, que começam com acidez no nariz, que lembra a de uma acerola, e da boca, que remetem a um vinagre nobre, ambos oscilando com a doçura equilibrada que a bela cor dourada já denuncia? Qualquer relação exige isso: doçura. Mas pode ser também que se refiram à duração perfeita de um casal, que pode, tal como essa cerveja, superar as duas décadas de perfeita harmonia, começando fresca como a cerveja que é e terminando evoluída como o vinho que essa bebida merecia ser. Resumindo: no caso da Mariage Parfait, o importante é que a gente saiba que tem um casamento perfeito, não importa a fórmula, ali mesmo, no copo.

 

RÓTULO: Mariage Parfait

PRODUTOR: Broujerij Boom

TIPO: Gueuze-lambic

REGIÃO: Lembeek

PAÍS: Bélgica

ÁLCOOL: 8%

 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *