La Guillotine

[28 out 2014 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Esse é o tipo de post que deveria entrar ou na época do Halloween. Ou dias antes do 14 de julho, data que a França ainda festeja, aom alegria inocente e desinformada, um dos maiores tropeços de sua história: a Révolution, que deu errado – não só a monarquia voltou como instaurou-se um império -, atrasou o desenvolvimento do país, deixando-o sempre um século atrás de ingleses, americanos a alemães, e ainda trouxe o tumor das travas sindicalistas que minam o país até hoje.

 

Mas como quem fez a cerveja estava mais na onda dos rótulos macabros – Malheur, Lucifer e outros exemplos tremelicantes, a nota é atemporal, como deve ser qualquer tema divertido. O La Guillotine é um desses temas. É uma cerveja que chega em garrafa de cerâmica, tampa comum mas com o prateado champenois, em um charme que o produtor imprime em uma gama interiminável de outros tipos. Esse, que me apresentou foi o Tom Lima, do Delirium Café, em Ipanema.

 

E uma bebida adorável, de bom corpo, manto amarelo ouro, pontuada com amargor que se desenvolve bem com a temperatura. Tem corpo de médio a intenso e uma acidez que toma toda a língua, não somente o fundo da boca. Abre com nariz de pêssegos maduros e boca que cresce com geléias, passando por alguma torra até chegar a uma surpresa final de abacaxi. Não entendo as baixas cotações da RateBeer. Mas fico satifeito em contrariá-las.


Surpresas nada sinistras em La Guillotine Golden Blonde (Foto: Pedro Mello e Souza)

RÓTULO: La Guillotine

PRODUTOR: Brouwerij Huyghe

PAÍS: Bélgica

REGIÃO: Bruxelas

TIPO: Belgian strong pale ale

ÁLCOOL:8,5%

Beer Advocate: 89/95

RateBeer: 78/55

Brejas: 3,7 / 3,9  (max. 5,0)

Talheres: 85-90 (início/fim)

 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *