O mar de Pino Cuttaia

[13 jan 2015 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Arraia com presunto cru (Foto: Pedro Mello e Souza)

Se compararmos com nossas diferenças geográficas, ir a Licata, no sul da Sicila, pela gastronomia, é como ir a um porto como Tubarão em busca de um restaurante. Mas vale a viagem? Sem demérito àquele ponto do litoral brasileiro, em Licata, vale. É lá, no extremo de uma extrema cidade siciliana, um entreposto de contêineres, que está aquele que, para os experimentados, é o melhor restaurante de frutos do mar do mundo.

 

Peça o menu degustação e as surpresas podem vir na forma de uma mortadela de lula, de carpaccios de camarões crus ou de anchovas com geléia de água do mar. Chegam também na forma de um molho inesquecível de ovas de ouriço, o famoso uni do mundo dos sushis. Farto, abundante, cremoso, untuoso, lascivo. Antes, a arraia preparada à perfeição, com seu contraste de fios de presunto cru, o verdadeiro.

 

Carpaccio de camaroes crus, molho de tangerina verde e bottarga (Foto: Pedro Mello e Souza)

E a pele de leite sobre a panzanella de tomates e manjericão. E a alcachofra espinhosa com recheio de camarões, lulas e a própria alcachofra batida. E o tagliatelle de lula (sim, a lula é a massa) e abobrinha (sim, a abobrinha é a massa também), que envolvem vôngoles e ganham uma cobertura de suflê de leite de amêndoas que afunda sob o molho de mais ovas de ouriço. E o atum na brasa, um, aula de consistência; outra, chegando à mesa incancescente.

 

Tomem nota desse nome: Pino Cuttaia, um chef que se recusa a sair de onde está. “Como teria esses ingredientes em outro lugar”, explica. E com humor, já que conta a história de um brasileiro que lá esteve e, não satisfeito com tudo o que comera antes e até com o que viria a seguir, um brodo de lagosta com massa, de caldo rico, de mares nunca dantes degustados, se apoderou da própria panela até raspá-la por completo. Mas não estranhem. Para um chef daquela categoria, isso é um elogio. Espero. Com esses brasileiros, é melhor tomar cuidado…

 

Minestra de lagostas com massa, o protagonista do vexame de um brasileiro, aquele animal (Foto: Pedro Mello e Souza, minutos antes de dar o vexame)

Anchovas com gelatina de água do mar (Foto Pedro Mello e Souza)

Molho fresco de ovas de ouriço, o ricci di mare, nas mãos de Pino Cuttaia (Foto: Pedro Mello e Souza)

"Mortadela" de presunto cru e "casca" de lulas, criatividade em entrada triunfal do menu-degustação (Foto: Pedro Mello e Souza)

Cuttaia transforma lulas e abobrinhas em tagliatelle, recheia com vôngole e cobre com um suflê de leite de amêndoas e pinga o molho de ovas de ouriço (Foto: Pedro Mello e Souza)

 

La Madia

Corso F. Re Capriata, 22

Licata, Sicilia

Itália

Reservas: +39 0922-771443

Email: info@ristorantelamadia.it

http://www.ristorantelamadia.it

 

 

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *