Os ovos e o leão

[5 dez 2014 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Selo e design nos ovos orgânicos mais patrióticos da inglaterra.

O título desse post parece uma fábula de La Fontaine. Mas os tempos são outros e a frigideira crepita, especialmente na  Inglaterra, onde ovo é coisa muito séria. Qualidade manda, a casta orgânica impera, o paladar determina, mas os cuidados com a granja, alimentação das galinhas e até a sanidade mental das aves mostram o quanto aquele reino é unido, pois estão sujeitas a um selo de garbo imperial, o Lion Quality.

 

Indicam e certificam a melhor origem, portanto, com rigores que já levou gente pra cadeia – teve um espertalhão que encarou três anos no xilindró por carimbar o selo em ovos que cortariam o apetite de um rato. Enganou a milhares de consumidores na Inglaterra, na Irlanda e na França, que já se acostumaram a confiar na chancela.

Branding é isso: ovo quente e torradinha na embalagem.

Outra coisa séria, e lá quase tanto quanto os americanos, é a atenção e o apoio aos soldados da rainha, em campanhas de (muita) guerra e (pouca) paz, heroicamente metendo o bedelho onde não são chamados. Uma dessas atenções chega exatamente com o selo Lion Quality, os Eggs for Soldiers, uma série de ovos caipiras, lançados pela Noble Foods,  da região de Hertfordshire.

 

O design das caixas lembra os equipamentos de campo e visa exatamente isso, promover ajuda – eels mesmos contribuem com 15 pennies por caixa de seis unidades grandes. O conceito valeu à empresa um badaladíssimo prêmio Red Dot Design, no ano passado, na categoria brand design. A criação é da Springetts Brand Design Consultants, de Londres, que ainda provoca o consumidor com um ovo quente na capa. Falei que isso era coisa séria.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *