Pierre Moncuit

[10 ago 2015 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Pierre Moncuit Brut (Foto: Pedro Mello e Souza)

Para quem conhece os champanhes da casa Pierre Moncuit, uma boa colocação em degustação às cegas não é surpresa. O jeitão vencedor do seu rótulo brut já chega na cor dourada, no perlage finíssimo, na boca mineral, densa, complexa, com um leque de aromas que têm pouco de inverno mas muito de outono, das frutas cozidas até um inesperado morango, passando por um toque abaunilhado.

 

Coisas de chardonnay – o rótudo Delos Brut é, como todos da maison, um blanc des blancs – A uva traz na boca, um quê de mineral, levemente salino e equilibrado por uma acidez que nos remete à mais fresca e crocantes das maçãs verdes. Na época desse post, podia ser encontrado no site da World Wine e nas lojas da Bergut, no Centro.

 

Falei sobre esse rótulo na coluna sobre champanhes de inverno, no caderno Rio Show, do Globo. É uma propriedade relativamente pequena, localizada em Mesnil-sur-Oger, onde o patriarca Pierre Moncuit começou a plantar e a produzir seus champanhes. Um hiato no processo e a família retormou as atividades em 1977, com novo vigor e, como diz o copo, com novo frescor.

 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *