Novas da Petrossian

[5 maio 2011 | Pedro Mello e Souza | Um comentário ]

Alverta, kaluga, amur, jasetra, baerii, transmontanus. Estas são algumas expressões que se tornam cada vez mais comuns no círculo de apreciadores do caviar.

 

Elas substituem denominações clássicas como o beluga e o sevruga, que denominam as mais finas de todas as ovas de peixes, aquelas extraídas dos monstruosos esturjões do Mar Cáspio, hoje tão proibidas quanto proibitivas.

 

Esses novos tipos de caviar vão se tornar comuns no Brasil, coma chegada, em São Paulo, da Petrossian. Este é o quinto ponto da mítica casa francesa de fornecimento às realezas e aristocracias européias, desde 1917, tempo em que se tornaram órfãs dos tempos do czarismo e reféns da corrupção soviética.

 

São caviares extraídos de espécies de esturjões franceses (baerii), americanos (alverta, transmontanus), chineses (amur e kaluga) e siberianos (jasetra ou shassetra)

 

O chef Federico Paduan comanda o bistrô da loja, que conta ainda com uma linha de acessórios para a degustação da iguaria, dos blinis à colher de madrepérola, a outros refinamentos, entre eles a marca própria de foie gras.

 

Para acompanhá-los, o crítico dos críticos Hugh Johnson costuma sugerir uma vodca gelada. Ou um champanhe encorpado. James Bond concorda e sempre degusta seu caviar com uma Bollinger 1964.

 

O catálogo da loja francesa vende a Taittinger e a Crystal, da Louis Roederer. Por aqui, vamos conferir o que a casa terá com seis meses de existência, em setembro.

 

Petrossian

Shopping Cidade Jardim

Av. Magalhães de Castro, 12.000, térreo

Tel.: (11) 3552-7200.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Depoimentos

  1. tereza silveira disse:

    A loja é maraovilhosa, comprei e latinhas de caviar kaluga em dezembro, voces vende as colhres de madre perola especiais para servir essas bolinhas divinas? O caviar servido nas taças de com pure de mandioquina fica divino, servi no coquitel de Ano Novo, como não possuia colheres de madre de perola usei colheres de porcelana.
    Fico à espera de sua resposta>

    Tereza.