Camarão à Zico

[27 maio 2011 | Pedro Mello e Souza | Um comentário ]

 

No imaginário gastronômico, não há grandes relações entre a Andaluzia e Alentejo. Mas as regiãos, mais do que irmãs, são gêmeas na geografia, separadas apenas pela acidentada Estremadura espanhola; são gêmeas no clima tórrido, dos vinhos sofridos e das azeitonas gordais; são gêmeas na dominação árabe, ambas na área de influência dos mouros e sarracenos, que criaram as noções de al-Andalus e do al-Gharz, futuro Algarve.

 

As duas regiões ainda são gêmeas na gastronomia simples, de enchidos, de papas e purês, de pães rústicos, de porcos pretos e dos conventos favorecidos pelas forais reais para criar rendas sobre as sobremesas opulentas, de amêndoas e açúcar. E, finalmente, são gêmeas em pequenas delicadezas de alho e azeite, do gaspacho às gambas al ajillo.

 

Da arqueologia culinária para a crônica esportiva: ainda há quem se lembre da partida de Zico para a Itália, contratado pela Udinese, sob os sorrisos cúmplices de empresários de pouca ou nenhuma relação moral ou afetiva com o Clube de Regatas Flamengo. Na época, em meio ao agito da transferência, a esposa do craque, Sandra, pediu que o maitre Manuelzinho, do Antiquarius, lhe passasse a receita daqueles camarões ao alho que o casal tanto curtia.

 

A receita veio da cozinha com novo batismo: o camarão do Zico.  E eis que o prato, uma entrada clássica do eixo Tejo-Andaluzia, ganha o vigor da nova manchete – e um desafio aos fotógrafos, que ainda tentam um flagrante do prato que chega à mesa crepitando, no pequeno alguidar (para abusar de mais um termo árabe), esbanjando sabor, simplicidade e tradição. É uma entrada e, sem trocadilhos, um tremendo bate-bola.

 

Camarão à Zico

Antiquarius

 

Receita para 2 pessoas

 

Ingredientes:

 

3 camarões graúdos ou 6 médios, já limpos

Azeite o quanto baste

3 dentes de alho fatiados finamente

Fatias de pimentões verdes e vermelhos, já limpos

1 folha de louro

2 pimentas dedo-de-moça

 

Modo de preparo

 

Limpe  bem os camarões

Corte o alho em metades, tendo o cuidado de retirar os germes do interior

Frite todos os ingredientes em óleo fervente até que o camarão atinja o ponto desejado.

 

Apresentação

A receita tradicional recomenda o uso de pequenas tigelas de barro, de lateral baixa, que vão ao forno e à mesa, de forma a manter o conjunto ainda crepitante.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Depoimentos

  1. Dayse Pelaes disse:

    Que maravilha!!!! fiz e ficou delicioso é que aqui no meu estado (Amapá) temos outros tipos de camarões, digo de água doce, mais ficou maraviiiiiiiiilhoso. obrigado. bybybyby