A estrela do “crab season” de São Francisco

[3 ago 2011 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Dungeness crab de bar no Pier 47: exclusividade da Costa Oeste (Foto: Pedro Mello e Souza)

 

Muitos pensam que o Dungeness crab é uma remissão ao famoso jogo de RPG, o Dungeons & Dragons. Não é. Vem de Dungeness, região do mesmo nome, no ponto mais do noroeste do estado de Washington, onde se origina esse caranguejo do Pacífico, festejado tanto pela sua carne colorida e adocicada quanto por seu peso, que pode chegar até a dois quilos.

 

Seu formato é o protótipo do caranguejo, o que primeiro vem à memória, seja pela criatividade dos ilustradores de rótulos de produtos com a iguaria, pela inventiva dos criadores de desenhos animados ou ainda pela iconografia do signo do zodíaco – não por coincidência, seu gênero é Cancer.

 

Com essa imagem. tornou-se, virtualmente, o animal-símbolo dos portos pesqueiros da Califórnia, principalmente de San Francisco, que o transformou em emblema e atração gastronômica do bairro Fishermans Wharf – onde foi tirada essa foto.

 

Mas a dedicação ao seu sabor custou caro à população da espécie, hoje protegida por leis rígidas que restringem a captura ao macho e somente em alguns meses do ano, tanto na Califórnia, quanto nos demais estados do Pacífico, incluindo o Alasca, além da Baja California e da respectiva costa canadense.

 

A iguaria está em cartaz durante o “crab season”, que acontece de novembro a junho. E é cobrado por peso, como ocorreu com o belo exemplar da foto, servido no restaurante Lou’s, no Pier 47.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *