O cabernet das olivas

[12 mar 2011 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Onde tem vinha, tem oliveira. E centenárias, como no caso daquelas geraram o Portal, o azeite extravirgem da Quinta do Portal, na nobreza fidalga do Douro, prensadas em dezembro de 2009 – no mesmo dia da colheita, tal como prevê a D.O.C. Trás-os-Montes.

 

As primeiras 1.200 garrafas destinadas à exportação chegaram ao Rio e podem ser degustadas em restaurantes como Antiquarius, Esplanada Grill, Osteria dell’Angolo e La Fiducia. Ou adquiridas no Talho Capixaba ou no La Botella.

 

Pão fresco, batata cozida, o peixe branco ou o capaccio são seus diletos consortes, por ressaltarem a acidez inferior a 0,2%, uma das menores do mundo dos azeites. A curiosidade fica por conta de uma similaridade dos óleos com os vinhos: os melhores são prdozidos por cortes de azeitonas. Nesse caso, a cobrançosa, uma espécie de cabernet das olivas.

 

Classificação: Azeite Virgem Extra
Denominação de Origem: Trás-os-Montes
Acidez: 0,2%
Variedades: 90% cobrançosa, 10% de verdeal e madural
Olivais: Mirandela (Trás-os-Montes)
Solo: Xistoso
Método de Colheita: Mecânico
Data de Colheita: Dezembro de 2009
Data de Processamento: O mesmo dia da colheita
Processo Produtivo: Extração a frio
Rendimento: 8Kgs de azeitona para obter 1 litro de azeite

 

NOTAS DE PROVA:
De cor verde amarelada, este azeite é muito equilibrado com aromas e sabores de fruto verde (maças, peras, azeitonas) deixando uma sensação notável de doce amendoado e um toque macio e suave a especiarias. O final é longo e complexo.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *