Ensaio geral…

[3 out 2011 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

 

Vinhos: novos formatos?

 

Foram mais mil anos de passagem da ânfora da garrafa. A pergunta agora é: qual será o próximo passo. Enquanto pequenas discussões em torno das tampas de rosca (e até as de vidro), antevendo o declínio da cortiça das rolhas, e de médias polêmicas envolvendo os vinhos em caixa, os designers resolvem assumir a mesa de discussões e sugerem agora novos formatos.

 

O primeiro deles surgiu em 2009, com os charmosos kits de degustação lançados por alguns produtores de Cotes-du-Rhône. Não em garrafas, mas em tubos de ensaio, como no caso da Very Chic (sochicwines.com), que lançou uma caixa luxuosa de provas de sua linha de vinhos e Gigondas, Châteauneuf-du-Pape e Vinsobres. O conjunto é oferecido em estojo próprio e foi projetados para dar a devida resistência aos três tintos e ao bocal com tampa de rosca.

 

No mesmo estilo, surgiram os conjuntos da WineSide, que destaca brancos, tintos e roses das áreas demarcadas de Bandol, Péssac-Léognan e a sua própria fatia do Châteauneuf. Em ambos os casos, os tubos servem o equivalente a meia taça comum (60ml), em uma solução que já começa a chamar a atenção de outros produtores, como os de vodca e de conhaque. produtores de outras bebidas como as vodcas.

 

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *