Aglianico

[26 dez 2011 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Denominação de um dos vinhos tinto potentes, tânicos e capitosos, produzido com uvas ‘aglianico’ na região de Potenza, em torno do hoje extinto vulcão Vulture. É submetido a dois estágios de envelhecimento em barril ou garrafa, após os quais passa a ser rotulado como “vecchio” (3 anos) ou “riserva” (5 anos), liberando características que valem a alcunha de “o barolo do sul da Itália.

 

O aglianico é uma cepa ancestral de uvas do quentíssimo sul da Itália, mas sem a origem grega suposta por muitos séculos – a própria denominação derivaria de uma corruptela do italiano “ellenico” – e desmentida após os devidos testes genéticos.

 

E seria a matriz de vinhos míticos como os de Falerno, citados por Plínio e Apicius, pois teria chegado na região, levada pelos fenícios, em data estimada entre 5 ou 10 séculos antes de Cristo.

 

Hoje, é fundamental à prodição de rótulos da região de Basilicata (Aglianico del Vulture DOCG) e na vizinha Campania, onde torna-se a matriz do ‘taurasi’ e do ‘Aglianico del Taburno DOC’. É casta autorizada também na Sardenha e na Puglia e é considerada por muitos como a terceira melhor casta italiana, depois de ‘nebbiolo’ e ‘sangiovese’.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *