Cuvée Josephine

[14 mar 2011 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Cuvée Josephine 2002, da Joseph Perrier

 

A chegada da linha de champanhes Joseph Perrier, última das grandes maisons da cidade de Châlons aconteceu no Brasil em grande estilo. Além das edições de cuvées Royale, nas versões brut, rosé, blanc de blancs e vintage, que estão no país pela primeira vez, a casa traz as raras cuvées Joséphine, inclusve na versão magnum das safras de 2002 e 1998.

 

Considerada “remarquable” pelo guia Gault Millau, o Cuvée Joséphine 2002 é um blanc de blancs à base de chardonnay e apresenta um nariz tipicamente “champagnard”, com notas de brioche e de frutas como o damasco e o abacaxi. Na boca, essas notas ganham travos de especiarias e de baunilha, que, com o paladar fresco, podem ser indicados para acompanhar lagostins ou carnes delicadas de aves.

 

Instalada desde 1825 na região de Châlons-sur-Marne, a maison Joseph Perrier traz um currículo que inclui a adega vitoriana de Eduardo VII. Seus vinhedos cobrem uma área de 21 hectares, com predomínio de pinot meunier e pinot noir. Apenas dois hectares são destinados ao chardonnay que dá origem ao Josephine.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *