O caviar verde

[28 jan 2012 | Pedro Mello e Souza | 3 comentários ]

Umibudou (Foto: Prefeitura de Okinawa @Wikicommons)

 

Lendo a matéria que o Estadão publicou em janeiro sobre a culinária de Okinawa, tive de recorrer aos meus embaixadores no Oriente para obter mais informações sobre o umibudo, uma variedade peculiar de alga, que se encontraria no único restaurante especializado na região. Em São Paulo, claro, sempre lá.

 

De Chamaine Solomon e de seu Encyclopaedia of Asian Food, pouco obtive. De minha esperança maior, Richard Hosking (Dictionary of Japanese Food), menos ainda. Uma única referência em Yoshi Abe, no capítulo sobre a ilha no guia World Food Japan, da coleção Lonely Planet. Sobrou pro Alan Davidson, velho de guerra. E mesmo assim, ele citou apenas o filipino ararucip, que identifiquei pelo nome científico Caulerpa lentillifera.

 

A denominação lentillifera é uma clara referência à aparência da ararucip (ou umibudo – 海ぶどう), belíssima variedade de alga marinha, que lembra um colar de contas pequenas como caviares de salmão (ou lentilhas, ok…) e verdes como uvas – a comparação não é gratuita: em inglês, são válidas as denominações ‘sea grapes’ e ‘green caviar’.

 

Pode ser encontrada em praticamente todas as águas do Sudeste Asiático, do Japão à Malásia, passando pelo Vietnã e as ilhas de Cebu e Manila, nas Filipinas.

 

Mas, para a cultura ocidental, é tida como um dos emblemas da cozinha do arquipélago de Okinawa, no sul do Japão, que também a conhece como ‘kubirezuta’ (クビレズタ). E a consome com massas do tipo ‘soba’ ou cruas, com molhos do tipo ‘ponzu’, nunca fortes o suficiente para impedir o leve espocar dos grânulos que liberam, ao serem mastigados, uma seiva gelatinosa mas salgada como o mar.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Depoimentos

  1. Alessandro disse:

    Onde é possível comprar essa alga no Brasil?