Cheers!, Madam…

[31 jan 2012 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

 

Johnnie Walker 60 Years Jubilee: homenagem à Rainha Elizabeth II da Inglaterra.

 

Eu chorava na cama, de boca quadrada, diante da televisão ligada. Eram 7 horas da manhã de um dia que eu não me lembro qual foi, em idos de 1967. Minha indignação era justificadíssima: a TV Globo, Canal 4, deixava de passar o programa “A Escolinha da Tia Fernanda” e seu curto set de desenhos animados para transmitir as cenas de uma moça feia mas bem postada, de sorriso trincado e cercada de políticos arrivistas, repórteres suados e outros inconvenientes engravatados. Era a Rainha Elizabeth II, em sua primeira visita ao Brasil.

 

Anos depois, a cena me veio de novo e uma primeira noção do que é venerável aplacou um pouco a ruína que aquela simples rainha causou na minha manhã: era uma lata de chocolates da Cadbury’s (importados, claro), ornada com o brasão real e as inscrições “By Appointment of Her Majesty The Queen”. Me explicaram a importância daquela chancela.

 

Mais tempo se passou e eu flagrei aquela marca em vários outros produtos, até que vi uma delas gravada na caixa de um uísque Black Label. Por um instante, fiquei indignado com a indicação de uma bebida alcoólica por autoridade tão sereníssima – eu ainda era jovem e mal mergulhado na cerveja. Mas, depois, refleti em como a vida naquele palácio pode ser bela, a um ponto em que até o scotch whisky é selecionado.

 

Hoje, 45 anos depois, chega-me o anúncio do lançamento da série que a John Walker & Sons vai lançar na segunda-feira, 6 de fevereiro, para comemorar os 60 anos da Rainha Elizabeth II no trono. Já tinha lido algo a respeito no Financial Times, com a ilustração da bela garrafa de crital, em forma de diamante. E de uma monarca nada sorridente, nada postada e cercada apenas de alguns convenientes engravatados.

 

Não me senti vingado, nem era o caso. Pelo contrário, sei que ela será uma das poucas pessoas no mundo a degustar essa série única, de apenas 60 garrafas (três para o Brasil) que envelhece desde o dia em que foi coroada. O preço, de 100 mil libras por ampola, destina-se, evidentemente, ao fundo de caridade da Rainha. Daria tudo para experimentar. Mas também daria tudo para rever o meu desenho animado.

 

Cheers! Madam…

 

 

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *