Encharcada de ovos

[4 fev 2012 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

No primeiro plano, a encharcada de ovos do Antiquarius. No fundo, uma torta de nozes, só pra irritar... (Foto: PMS)

 

Pasmem: a palavra encharcada (o doce, não o particípio) não está nos dois principais dicionários brasileiros. Um lapso, quando tratamos de nomes como Aurélio, que, como todos os demais, baseia-se em antigos léxicos lusitanos, como os de Morais Silva ou de Caldas Aulete.

 

Ou de Houaiss, em que o lapso é imperdoável: ele se gabava de sua erudição à mesa – mas nunca registrou outras preciosidades, como fraldinha. E valoriza barbarismos como teppanyaki, sukiyaki e teriyaki.

 

Nos compêndios portugueses, porém, a expressão lá estará, ricamente açucarada, densamente reconfortante, delicadamente devastadora, divinamente desumana – tal como sugeriam as antigas receitas de conventos, autorizados a vendê-los para a própria manutenção, por autorização expressa das antigas forais reais.

 

E somente nas pesquisas dessas forais – ou nos pouco conservados inventários de conventos – é que chegaremos às origens da denominação ou, ao menos, de seus primeiros registros.  Mas nada que justifique a omissão de nossos filólogos. Até porque, um dos restaurantes que ambos freqüentavam, o Antiquarius, já o exibe, com doçura e trocadilho há quase 35 anos.

 

A receita abaixo, foi consolidada para o restaurante por D. Ália, esposa (no Alentejo é esposa) do Sr. Carlos Perico e passada de geração em geração de filhos e netos. E de confeiteiros e doceiros, fiel como veio, sem tirar uma gema. Mas tirando muitos gemidos.

 

Encharcada de Ovos

 

Ingredientes:


26 gemas (sim, tudo isso…)

3 claras (sim, só isso…)

500 gramas de açúcar

300 ml de água

1 colher de chá de baunilha

 

Modo de preparo:


Em uma caçarola. colocar a água com o açúcar para ferver em ponto de calda (10 minutos, aproximadamente);

 

Acrescentar as gemas e as claras peneiradas e mexendo com um garfo até acabar todas as gemas, pois ao final as gemas vão estar cozidas;

 

Despejar em um pirex e lavar à salamandra para gratinar;

 

Servir quando estiver fria.

 

 

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *