Doppio magnum

[12 fev 2012 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Castello di Ama: double magnum de L'Apparita e La Casuccia

 

As mudanças na legislação da importação de vinhos para o Brasil envolveu, além das discutíveis normas fiscais, a liberdade das importadoras trabalharem com formatos diferenciados. Um deles é o double magnum (equivalem a 3 livros – ou 4 garrafas comuns), como os dois vinhos que o Castello di Ama está trazendo para o Brasil.

 

O design diferenciado marca dois dos rótulos da safra 2007 da celebrada vinícola toscana, o L’Apparita (apenas 87 deles em double magnum),  e o Chianti Classico Vigneto La Casuccia, que ganharm 94 e 95 pontos, respectivamente, da revista Wine Spectator.

 

O L’Apparita é batizado a partir de um antigo vinhedo, que era, até 1982, dedicado a uvas brancas (canaiolo e malvasia branca), mas que foi substituído por merlot, seu varietal, que garante o ingresso do rótulo no clube dos supertoscanos. Os primeiros resultados surgiram em 1985, com a primeira safra do rótulo, que chegam ao Brasil pela Mistral, sob a supervisão atenta de Nicola Massa, o embaixador da marca no Brasil.

 

No nariz, sente-se a marca de uma fermentação malolática equilibrada, pela presença de frutas aromáticas como a cereja e mais adocicadas como a ameixa seca. Essa madureza de fruta se mantém na boca e faz do L’Apparita um acompanhamento indicado para carnes de caça e lombo de porco assado. O tanino fino contibui para a sugestão, por segurar com delicadeza o lado rústico dessas carnes.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *