Ouro tardio

[27 fev 2012 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

 

Parece ouro. E é. Não nos referimos à bela cor dourada que a colheita tardia do sauvigon blanc confere ao Echeverría Late Harvest 2007, mas à medalha que o rótulo conquistou na avaliação da B.T.I. (Beverage Tastings Institute), de Chicago, e divulgado no site da entidade, o Tastings.com.

 

O resultado da prova do vinho, realizada em Chicago e que garantiu ao Late Harvest a nota 93, vem no rastro de outra premiação para este vinho: a medalha de prata, obtida no 7th Annual Wines of Chile (www.winesofchile.org).

 

Em suas notas de degustação, o B.T.I., classificou o Echeverría Late Harvest Sauvignon Blanc 2005 como sendo um vinho de viva cor amarela dourada, com aromas interessantes de groselhas cozidas ao mel e passas douradas.

 

O corpo, de médio a cheio, é suave e redondo, com um travo glicérico e um final de efusivos toques de geléia de damasco e chá de limão. “É um vinho de sobremesa delicioso, com características únicas de sua varietal, o sauvignon blanc.

 

O VINHO

 

O Echeverria Late Harvest Sauvignon Blanc é produzido na região de Molina, no Vale do Curicó, a partir de uvas 100% sauvignon blanc, provenientes de clones não enxertados, de origem francesa pré-filoxera. A colheita foi realizada manualmente,em caixas de 18 quilos sob a regulamentar seleção de grãos maturados e botritizados. A prensagem e a decantação das uvas foi realizado por 48 horas, antes da fermentação por com levaduras selecionadas, a temperatura constante de 18° C, en tanques de aço inoxidável, por 45 dias.

 

Na avaliação de Roberto Ignacio Echeverría, enólogo chefe da vinícola chilena, o Echeverria Late Harvest Sauvignon Blanc 2005 apresenta um manto amarelo ouro e nNariz complexo, em que se ressaltam mel, pêssegos e damascos maduros, com um delicado fundo botritizado. Marcadas notas de marmelo e mel rassaltam um bom nível de acidez. Intenso e de bom corpo, com um largo e elegante final, de onde as frutas e as botritys expressam sua identidade en completa harmonia.

 

DADOS ANALÍTICOS

 

Álcool: 13.5% por vol.Acidez total: 5.6 gramas por litro (Tart.)

 

Açúcar residual: 138.4 gramas por litro pH: 3.9

 

TEMPERATURA DE SERVIÇO: Entre 4 º e 8º C

 

CAPACIDADE DE GUARDA: Até 8 anos (2013)

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *