As margens dos Bordeaux

[8 mar 2012 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

 

 

Se alguém disser que um grupo de grandes vinhos de Bordeaux só podem ser encontrados às margens do rio Garonne, desconfie. Nessa sexta-feira, 9 de março, a partir das 16 horas, outras margens, as da Baía de Guanabara, reunirão em um só ponto, o Iate Clube do Rio de Janeiro, na Urca, uma expressiva seleção de rótulos de apelações da região, como Pauillac, Pomérol, Saint-Julien e Haut-Brion, alguns deles tradicionais integrantes da lista de Crus Classés.

 

Entre os rótulos classificados, destaque para o Château Saint-Pierre, um Quatrième Cru que produz apenas 5 mil caixas por ano de vinhas de mais de meio século de vida, espalhadas em uma pequena área de 50 hectares, na região de3 Saint-Julien. Estarão à prova do público as safras de 2009, 2005 e 1995.

 

Da área de Pauillac, estarão em exibição dois Cinquième Crus, o Château Clerc-Milon e o Château d’Armailhac – dois rótulos que pertencem à baronesa Philippine de Rothschild, também proprietária do Château Mouton-Rothschild. Os dois rótulos trazem as safras de 2008 e de 2009. O Clerc traz ainda a de 2004, enquanto o Armailhac traz também a de 2006.

 

Do Haut-Médoc, outro Cinquième, o Château Camensac, traz as suas safras de 2003, 2005 e 2009, com a assinatura de ícones da enologia como Michel Rolland.

 

A iniciativa é da Wine Stock, importadora especializada em Bordeaux e responsável pela presença no Brasil de rótulos como os do Château Latour, Margaux, Haut-Brion e Lafite-Rothschild. O evento é aberto ao público e o ingresso individual, que sai por R$250, pode ser comprado no site da empresa, na loja da Bergut, no Castelo, ou pelo telefone (21) 2527-1196.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *