Framboesa

[10 maio 2012 | Pedro Mello e Souza | 3 comentários ]

 

Degustação de vinho exige foco. Mas acontece de nos perdermos em devaneios quando as provas são comentadas. E quando falam em aromas primários, como os de frutas, é difícil segurar aquele momento de distração, o breve devaneio na recordação da fruta atuando na boca. É assim com a framboesa, mais delicadas das chamadas ‘frutas vermelhas’, muito embora há quem aprecie mais as variedades amarelas, como Alexandre Dumas – esta é, aliás, a recomendação a quem pretende ter a fruta, parente da rosa, em seu jardim.

 

E é mesmo no pé que se consome a melhor framboesa, estaladiça quando lentamente pressionada contra o céu da boca, momento em que liberta o que Waverly Root define como a sua indefectível essência asiática. Jane Grigson lembra que as férias na Escócia costumava coincidir com a temporada da colheita da framboesa na região – para ela, a melhor do mundo. Extraída desde a pré-história, a framboesa é cultivada em pomares desde a Idade Média.

 

Framboesa na capa de um dos "fruitlegs", série de cds piratas da banda U2.

Há quem atribua a Pompeu (63 aC) o despertar da paixão dos europeus pela fruta, trazida das encostas do Monte Ida, na Turquia, o que valeu a classificação da variedade européia de Rubus idaeus. Porém, evidências arqueológicas acusam a existência da framboesa em sítios na Suíça, Alemanha, Dinamarca e Ilhas Britânicas. Na Ásia Central, sua provável origem, encontram-se mais de duzentas variedades da fruta, o que vale à Rússia a liderança na produção mundial da fruta, seguida por Estados Unidos e países do Leste Europeu, como Sérvia, Polônia e Ucrânia.

 

No Brasil, seu cultivo iniciou-se em Campos do Jordão e disseminou-se pelo sul do país, tornando o Rio Grande do Sul o principal produtor nacional. A colheita de fruta tão delicada é uma tarefa difícil e cara, mas compensada pela demanda de seu sabor ao natural, seja para o enriquecimento de saladas verdes ou de frutas, para a composição de geléias ou molhos para caças ou ainda para a aromatização de sorvetes, vinagres e até cervejas, como as belgas ‘frambozen’, e aguardentes, como no caso da francesa ‘framboise’.

 

Suas variedades (boysenberry, thimbleberry) e o desenvolvimento de cruzas com outras espécies (loganberry) formam uma grande família de frutas vermelhas típicas da Europa Central, Escandinávia e América do Norte, que fazem sucesso como recheio de tortas e waffles. No mundo dos vinhos, o aroma de framboesa é uma das marcas registradas de certos tintos à base de pinot noir e de rótulos jovens à base de syrah. A matriz dessa nota, a mesma que domina o perfume da fruta, é um complexo de elementos como o éster fornato de etila.

 

Na música, o equivalente inglês para framboeasa – raspberry – já batizou um grupo de rock dos anos 60, uma música da banda Sloane, um disco pirata com remixes do grupo U2 e, mais famosa de todas, a música Raspberry beret, do americano Prince.

 

Macarons de framboesa, de Pierre Hermé (Divulgação)

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Depoimentos

  1. Amanda disse:

    Boa tarde,
    Gostaria de saber se vcs teriam a receita da torta de Framboesa, que está na primiera foto do site acima.
    Pois fui passar férias na França e comi uma torta muito parecida com esta, só que não acho a receita em nenhum lugar.
    Desde já agradeço.
    Amanda

  2. Cris Beltrão disse:

    linda essa foto, hein??