Kentish Ale: Spitfire

[18 jul 2012 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Insígnia da RAF na tampa da Spitfire (Foto: PMS)

 

Experimentei a tal Kentish Ale, finalmente. Diz-se das cervejas produzidas na região do mesmo nome, extremo sudeste da Inglaterra, a mais próxima da França. Lá, podem ser encontradas marcas como a Master Brew, a Bishop’s Finger e a Spitfire.

 

Aromas de compotas cítricas e um amargor suave marcam o paladar dessas cervejas, que ganharam reconhecimento oficial da União Européia, em 1996, como Indicação Geográfica Protegida.

A Spitfire relembra o mítico avião de caça da Royal Air Force – e a própria área como palco dos mais ferozes combates aéreos da Segunda Guerra, que aconteciam na região. A tampa da garrafa é já relembra a insígnia que os aviões envergavam.

 

A versão original não é forte. Tem 4,5% de concentração alcoólica e espuma consistente sobre um belo manto âmbar, laranja escuro. O nariz é curiossimo e lembra casa da tia, com notas de bolo com geléia de damasco. O amargo gentilíssimo, sem proeminências.

 

Sua cervejaria, a Shepherds Neame, é a mais antiga em atividade na Inglaterra, com origens em 1732. A Spitfire é uma das atrações de seu portfólio de dez rótulos, sob os quais falaremos à medida que eu puser minhas garras em cada uma delas.

 

Kentish Ale Shepherds Neame's Spitfire (Foto: PMS)

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *