Chistorra, tapa do Entretapas

[29 mar 2011 | Pedro Mello e Souza | 2 comentários ]
Chistorra do Entretapas (Foto: Carolina Amorim)

Chistorra do Entretapas (Foto: Carolina Amorim)

Do basco ‘txistorra’, variedade de lingüiça fina como um dedo, de massa de carne de porco, ervas como a salsa e condimentos como o alho e pimentão vermelho ou páprica, que é embutida e levemente defumada.

 

Pura ou grelhada, fornece bom recheio para o pão matinal, para os tapas ou para receitas como tortilhas e outros pratos de ovos e recheio de pães e croissants (croissant preñado), além de cozidos, ollas e paellas. Há similares próximos, como a longanissa catalã e o merguez marroquino.

 

O paladar é quente, o morder é estaladiço e o sabor suave do porco e da páprica ganham um travo herbáceo, que já me fez desconfiar da presença de ervas como o cominho ou o anis. São feitas em São Paulo, por uma família de imigrantes espanhóis, explica o chef mineiro Jan Santos, que trouxe fórmulas de suas experiências com cozinheiras de pueblo – as autênticas.

 

É uma pedida fundamental da maratona de petiscos do Entretapas, em Botafogo. E a sugestão de harmonia é uma cava branca ou uma rosé, de pinot noir. Ou uma cerveja fresca, que cai bem ainda com uma série de outras delicadezas da casa, do gazpacho e do ajo blanco às habitas con jamón.

 

 

Entretapas

Rua Conde de Irajá 115

Humaitá

Tel: 2537-0673

Funcionamento: Happy hour de terça a sexta, das 19h às 20h, quando abre para jantar.

www.entretapas.com.br

65 lugares

Valet parking

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Depoimentos

  1. pedro landim disse:

    acho que vou hoje lá. isso foi demais pra mim. lembrou-me de uma passagem com chistorra num balcão de san sebastián, ela vinha espetada com uma batata-frita, sobre torradinha. e sidra fresca no copo… abraço, camarada.

  2. Bruna Talarico disse:

    Tortura. Preciso resolver isso. No mais, belo portal. Beijos!