Quando a retaguarda é vanguarda

[23 ago 2012 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Gaspacho de morangos com arenques do Báltico

 

Quando avaliamos o trabalho de um chef como o do espanhol Abraham Garcia, ficamos com uma impressão mais nítida do quanto as fusões culinárias nos levam longe – na inteligência, por um lado, na distância dos pratos originais, do outro lado. Mas no estilo dele, essa distância é quase nenhuma. Assim, clássicos espanhóis como o gaspacho, a rabada (rabo de toro) o bolo de reis (roscón de reyes) e a versão local do arroz doce (arroz com leche) chegam em formatos criativos, mas com a sua identidade bem preservada.

 

É essa a fama do restaurante que Garcia comanda em Madri, o Veridiana. E é essa a proposta da degustação que realizou ontem, em São Paulo, e que apresenta hoje à noite, no Rio, no restaurante Eñe, a convite especial dos irmãos Javier e Sérgio Torres. No roteiro, a abertura com duas recriações aberta: o gaspacho de morangos, cortados com o sal dos arenques do Báltico; e o guacamole de manga com vieiras defumadas.

 

Rabo de touro estufado ao amontillado com trigo refogado com açafrão

Na seqüência, um dos peixes mais saborosos do repertório andaluz, o peixe-espada, que chega com as clássicas papas aliñas, azeitonas verdes e um ovo frito para o brilho extra. Outra opção é a rabada (rabo de toro) preparado com vinho amontillado e trigo refogado com açafrão. Entre as doçuras, uma tendência do momento: os sorvetes de pão. No caso, o de roscón de reyes, o pão de reis, coroados aqui com perfume de flor de laranjeira. No capítulo do arroz doce, os aromas de erva cidreira, do chocolate amargo e do nosso cumaru, que os europeus conhecem como fava tonka.

 

Simplicidade e respeito é a linguagem que se vê aqui, quase em uma contramão das tendências modernas, que segue todo aquele que almeja firmar-se nas constelações dos guias. Coisa que Abraham Garcia prefere declinar – gentilmente, ele rasgou a ficha de inscrição enviada pelo Michelin. O que não o impede de ter uma galeria cada vez mais rica em prêmios e os convites para festivais que, cada vez mais, têm a vanguarda na retaguarda, entre eles o Madrid Fusion.

 

 

Eñe

Hotel Royal Tulip (antigo InterContinental)

Av. Prefeito Mendes de Moraes 222

São Conrado

Tel.: 3322-6561.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *