O Brasil descobre Portugal 1

[4 nov 2012 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Zahil Saber Viver: a foto oficial: nos dolmens brancos, os chefs Kiko Farias, Pedro de Artagão, Jan Santos, Thomas Troisgros e Alexandre Henriques, em foto de Thiago Sodré

Descobrir Portugal não é mais tarefa para historiadores ou arqueólogos que estudam o passado, mas para alguém que dê elementos para a história e a arqueologia que vão desvendar o futuro. Essa visão metafísica do humanismo lusitano começa no dia 12 de novembro, quando um jovem grupo de festejados chefes brasileiros se reúne para recriar um dos lados mais épicos da cultura portuguesa: a gastronomia.

 

Creme de bacalhau, uma das entradinhas do Antiquarius Grill (FOTO: Pedro Mello e Souza)

Traduzindo a fantasia, trata-se de uma homenagem que nomes como Thomas Troisgros (Olympe), Pedro de Artagão (Irajá), Jan Santos (Entretapas), Kiko Farias (Quadrifoglio) e Alexandre Henriques (Gruta de Santo Antonio) prestam, no Ano de Portugal no Brasil,  ao conjunto de clássicos do restaurante Antiquarius. E ao seu responsável, o “restaurateur” Carlos Perico.

 

Trilogia lusitana: entradas de Pedro Artagão (FOTO: Thiago Sodre)

As criações, que incluem itens que vão do leitão ao arroz de pato, do bacalhau aos frutos do mar frescos estarão em desfile em um jantar exclusivo para convidados no próximo dia 12 de novembro, segunda-feira, no Casa Cor, e é uma promoção da importadora Zahil, que, sob o selo de eventos “Saber Viver”, trouxe, no ano passado, o chef Daniel Boulud. Em cada prato à mesa, um vinho português para a harmonia na tradição e no paladar.

 

Bacalhau à lagareira, clássico revisto por Alexandre

No coquetel de abertura, o próprio Antiquarius se encarrega de levar novidades de sua cozinha, como o creme e o acarajé de bacalhau, que serão regados com o espumante Adolfo Lona, uma referência ao lado brasileiro da enologia. Na seqüência, já na mesa, uma série de delicadezas abre o banquete, com uma trilogia sobre os clássic0s lusitanos, com a assinatura de Pedro de Artagão, do restaurante Irajá:  uma saladinha de bacalhau com feijão verde, sardinha marinada e espuma de embutidos.

 

Jan Santos, do Entretapas, dá sua visão sobre o arroz de pato (FOTO: Thiago Sodré)

Os grãos e os frutos do mar foram a inspiração do chef Kiko de Freitas, do Quadriofoglio, para a seqüência do jantar. O resultado, um mix de feijão branco e grão de bico servidos com cebola roxa, camarão, mini lulas e vieiras. No copo, um branco do Dão, o Quinta dos Carvalhais Duque de Viseu 2010. Na seqüência,o bacalhau à lagareiro, assado, em redução de cebola com batatas a  murros, regado pelo alentejano Herdade do Peso Colheita 2009.

Leitão crocante e farofinha de chocolate. Assinado, Thomas Troisgros (FOTO: Thiago Sodré)

O arroz e o leitão chegam em duas etapas nobres. Na primeira,a releitura do chef Jan Santos, do Entretapas, para o arroz de pato com “sofrito” de cebola caramelizada, chouriço espanhol, vinho branco e açafrão. Ao lado, o elegante Casa Ferreirinha “Quinta da Leda” 2008, considerado um dos mais importantes vinhos do moderno vinhedo do Douro. Thomas Troigros fez questão de homenagear o leitão. Ele o apresentará em sua forma mais refinada: crocante, farofa de chocolate, maçã e redução de vinho do Porto. No copo, outro Douro: o Ícone 2007, da Herdade do Peso.

 

 

No fim de noite, a hora é de pijaminha. E por pijaminha, entenda-se a adorável denominação de uma seleção de sobremesas – as próprias, as cobiçadas, do Antiquarius: a encharcada, a siricaia e o toucinho do céu. No brinde final, o Porto Offley LBV 2007.

 

 

Homenagem a Carlos Perico

Convites: (21) 3860-1701

Ou pelo site www.zahilrj.com.br

Preço: R$ 380,00 por pessoa

Casa Cor, Av. Rui Barbosa 762, Flamengo.

Dia 12 de novembro, segunda-feira, às 20h.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *