Marcel Deiss Riesling 2008

[11 nov 2012 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

"Delightful!": Marcel Deiss Riesling 2009 (Foto: Pedro Mello e Souza)

Na primeira vez, experimentei no Esplanada Grill, por indicação do sommelier, o Robson. Depois, no Le Pré Catelan, como uma das harmonias para o espetacular menu amazônico do Roland Villard. Fresca, mineral, boa estrutura e acidez, como convém a um Alsace. E concordo com o Oz Clarke, que definiu como “delightful” esse riesling do produtor alsaciano Marcel Deiss, a quem se refere ainda como um fanático por terroir, tal como consta na versão mais recente de seu guia Pocket Wine Book 2012.

 

Notas de lichia se combinam com os típicos toques minerais da uva riesling nesse terroir da região de Bergheim, para muitos o de maior personalidade na França. O Domaine Marcel Deiss está completando 18 anos de frescor de seus vinhos – pouco, se comparado com os quase 250 anos de tradição de sua família nas vinhas.

 

Para outro crítico, Hugh Johnson, as antigas inconsistências foram superadas pelas boas escolhas nos blends que o produtor realiza com uvas de diferentes vinhedos de suas propriedades, que, hoje já são inteiramente biodinâmicas. O terroir é também a característica, para a crítica Jancis Robinson, que já indica o consumo dessa safra.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *