Ola Dubh

[4 fev 2013 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Três gerações de Ola Dubh (FOTO Pedro Mello e Souza)

Em gaélico, a expressão Ola Dubh significa, literalmente, cerveja preta. Mas com a cervejaria escocesa Harviestoun, o significado vai além da cor e resulta em cervejas tão densas que já ganharam rótulos como a da espetacular Old Engine Oil. Mas o barato da linha Ola Dubh é a maturação em barris que envelheceram uísques de 12, 16 e 18 anos, como as da foto. São densas, aveludadas e com um aroma de chocolate que lembra o mais lúdico dos milk shakes. Não são baratas mas valem o preço. E com um detalhe. Essa linha é superior a outra série especial da cervejaria, a de 30 e 40 anos.

 

Harviestoun Ola Dubh 12

8%

Nariz discreto, com chocolate amargo. Cor e consistência de uma coca-cola. Boca de media a cheia, mas macia, sem agressividade no amargor. O chocolate persiste no paladar e o malte se revela com a temperatura. A nota oficial anuncia defumado, mas o aroma remete mais a uma lenha bem queimada. Deixando a temperatura aumentar, surge um leque interessante: castanhas Atenção para a temperatura: resfriar, apenas; gelar, nunca! Menos cotada do que as demais

7-8

 

Harviestoun Ola Dubh 16

8%

Nariz intenso de chocolate e algum tabaco, além, claro, dos defumados do barril do uísque.

O espetáculo do ‘pouring’ é belíssimo, com o negro do manto em contraste com os matizes que parecem o suflê de avelãs que nunca experimentei.

É boca cheia e intensa; corpulenta, mas de amargor apenas perceptível no final, quando retorna um complexo de maltes e de cinzas, com figos e ameixas secas e quentes.

9-9

 

Harviestoun Ola Dubh 18

8%

Milk shake de chocolate no nariz, evolui com a graça de um ovomaltine. Três cereais torrados até o manto negro e viscoso como a versão porter (Old Engine Oil). Na boca, parece um caldo de fuligem, com fumeiro forte. Estrutura delicadíssima, que pede frios defumados e queijos amarelos. O final do paladar, lembra a mais fina trufa de chocolate. Cerveja espetacular, que vale por uma sobremesa e uma das melhores experiências para quem se inicia

9-10

 

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *