Cerveja para decantar?

[28 jan 2013 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

 

 

BrewDog x Mikkeller

I Hardcore You

9,5% em casco escuro de 330ml

Fraseburgh, Escócia

Imperial I.P.A.


 

Isso não é cerveja – é coisa de alucinado por lisergia, nerd assassino, colecionador de esqueletos. É uma joint venture – formação de quadrilha é mais elogioso – entre os doidos da BrewDog e os alucinados da Mikkeller, sob os quais falarei quando me recuperar da cegueira. Até onde eu consegui enxergar, era espuma densa, cor de marfim velho, sobre um manto de cobre profundo, líquido turvo, vivo. Novidade pra mim, mas não pra quem é profissional. É um lançamento de 2010.

 

No blog da BrewDog, apuro que é um blend entre a Hardcore IPA da escocesa e a I Beat U, da dinamarquesa. Passa por quatro sessões de dry hopping, que multiplicam os aromas quando aplicado com o mosto frio. Não entendeu? Assiste às aulas do Salo, lá no BeerJack.

 

No nariz, um conjunto de frutas tropicais, da carambola à jabuticaba, um naco de pão e outro de cacau. Essa minha descrição é pobre: o efeito é muito mais intenso e brilhante. Na boca, a violência prometida: amargor que começa quase insuportável, mas com o equilíbrio da consistência. Instiga o paladar em cada instante com evoluções que vão e voltam. Coloratura de soprano, com alternâncias de adocicados. Evolui de tal forma que talvez valham cinco minutos de decanter.

 

Cerveja estranha. Magnificamente estranha. Enlouquecida, brilhante, selvagem, lisérgica, esquisita, no melhor sentido ex-quisitum – mas orgulhosamente fora desses quesitos.

 

8-10

 

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *