Casa Amarela

[16 jan 2014 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Casa Amarela Selection 2011 (FOTO Pedro Mello e Souza)

Essa joaninha vermelha não está nos rótulos da Quinta da Casa Amarela porque é fofa. É por reconhecimento. Nosso adorável inseto de pelúcia é também um valente instrumento de combate a pragas de vinhas como as do Douro, causando inclusive um curioso efeito de confusão sexual nas traças.

 

Lá, elas garantem não somente a erudição de nossa degustação, mas também a integridade dos produtos desta quinta,que, após quase século e meio de produção de uvas, somente em 96 investiu em seus próprios produtos – até então, toda a produção de vinhos era destinada ao granel. Começaram com os portos, agregaram os vinhos tintos de mesa e investiram no ecoturismo.

 

Sustentabilidade, práticas ambientais e vinhas velhas de quase meio século, as melhores delas colhidas em apenas 15 hectares, temperam desde brancos vibrantes como o Selection, à base da casta rabigato, até o Gran Reserva 2009, eleito um dos melhores vinhos de Portugal, batendo a clássicos como o Barca Velha.

 

Para quem visita a propriedade, vale fazer reserva: são cerca de 2 mil pessoas por ano, atraídas não somente em épocas de colheita e de pisa, mas também atividades lúdicas em torno da cultura do vinho, coordenadas pessoalmente pela proprietáira Laura Regueiros, dos jogos de degustação ao atelier de aromas, que valeram à Casa Amarela um prêmio de excelência na área, pela Revista dos Vinhos.

 

Rótulo: Casa Amarela Selection

Produtor: Quinta Casa Amarela

País: Portugal

Região: Douro

Tipo: branco de mesa

Uva: rabigato

Álcool: 13,5%

Notas de degustação: Toque de frutas tropicais e de cítricos e suas cascas. Bela acidez arredondada por estágio de 20% em carvalho francês. Muito agradável e muito fresco, foi servido de uma novidade: garrafa magnum. Sim, para um branco tranquilo, de mesa.

Quem traz: WineMundi

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *