O pôr do copo

[21 fev 2013 | Pedro Mello e Souza | 3 comentários ]

O negroni do Bazzar - Tanqueray, Carpano, Amaro Nonino e Campari importado (Foto: PMS)

 

Pôr do sol: o negroni de Cristiana Beltrão

Bazzar, Ipanema, Rio de Janeiro

 

Oficialmente, um drinque clássico como o negroni deve ser vermelho como um rubi, uma pequena pedra precisa lapidada pelos bartenders, preparado conforme os versículos das bíblias dos coquetéis, certo? Errado. Recentemente, um grupo de especialistas – jornalistas, chefs, restaurateurs e um naipe de especialistas, de advogados a designers – sentaram-se em várias mesas paulistanas para eleger o negroni perfeito e definiram novos rumos para o drinque, em uma série de provas que geraram matéria de capa do caderno Paladar, do Estadão.

 

Uma das testemunhas informais desse processo foi Cristiana Beltrão, proprietária do Bazzar e diretora de criação de uma autêntica agência culinária. Conclusão: a bebida não era vermelha, mas de uma cor âmbar intensa, hipnótica, quase um pôr do sol. “Muita gente carrega no vermute e o drinque fica doce demais”, comenta ela, que sugeriu a seu barman Estevão, pequenas alterações na fórmula clássica, que prevê gim, campari e vermute tinto, um terço para cada.

 

“Peço um pouquinho mais de gim, de preferência o Tanqueray, que é menos perfumado, e troquei o vermute por Noilly Prat e Carpano autêntico.” A atenção da empresária não é gratuita: o drinque remete ao gosto de adolescência, quando degustava com seu pai, o ex-ministro Hélio Beltrão. Ou seja, isso não é uma receita – é um documento oficial.

 

Negroni

1/3 de gim Tanqueray

1/3 de campari importado ou, de preferência, Amaro Nonino

1/6 de Noilly Prat

1/5 de Carpano

1 fatia de laranja-baía

 

Em um copo curto, do tipo tumbler, combine os ingredientes

Mexa bem – nada de coqueteleiras

Enfeite com a fatia de laranja

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Depoimentos

  1. Carlos Bêla disse:

    muito bom! saúde!
    assinado: um designer.