Spaghetti alla gricia

[14 abr 2013 | Pedro Mello e Souza | Um comentário ]

 

Texto e foto de Nicola Massa

 

Gli spaghetti alla gricia são na realidade os precursores das mais famosas e conceituadas receitas dos molhos amatriciana e carbonara. O nome vem da pequena cidade de Griciano, do alto Lazio, e a origem do prato é bem simple. Quando o pastor ia passar muitos dias nas montanhas com as ovelhas costumava levar no bolso o que tinha: um pedaço de queijo pecorino, o guanciale, o strutto (banha) e um pouco de pão para acompanhar.

 

Tira o pão de lá e coloca spaghetti para cá e assim nasceu a gricia. Simples assim! Não deve ser um prato cremoso, a gricia bem feita é meia seca e a gordura do guanciale é que guia os jogos e não um excesso de queijo. Aí esta o segredo. A foto foi tirada durante uma longa noite de muita comida e vinhos em casa de amigos, justamente nas montanhas do Lazio.Porque não tem coisa melhor que cozinhar e devorar um prato de spaghetti a meia noite em companhia. Buon appetito!

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Depoimentos

  1. Mário Loreno Cechet disse:

    Estive em Roma recentemente, com meus filhos, e nos aventuramos pelas ruas em busca de descobertas que não estão nos livretos indicativos. Entramos num ristorante e iniciamos a árdua tarefa de escolher il primo piato. Me joguei no “spaghetti alla gricia” sem muito conhece-lo. Uma das boas surpresas romanas. Aconselho.