História em Essência

[2 maio 2013 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Moscatéis de Setúbal em uma das provas históricas do primeiro grande evento internacional do vinho no Rio de Janeiro (FOTO: Pedro Mello e Souza)

 

Os nove anos do Essência do Vinho, evento criado pelos portugueses Nuno Nuno Botelho e Nuno Guedes Vaz Pires, ganham comemoração com paladar de história: mais uma vez, Portugal descobre o Brasil. O desembarque acontece no Rio de Janeiro, nos próximos dias 2 e 3 de maio, na companhia de mais de uma centena de vinícolas, que vão apresentar cerca de 1.500 rótulos aos cariocas. O evento entra na história da cidade de duas formas: a primeira, com a abertura do calendário metropolitano de congressos, no primeiro  independente e internacional do mundo dos vinhos a ser aberto ao grande público – que participa das degustações apenas se cadastrando no site do evento (espiritodovinho.com) e adquirindo o ingresso por 50 reais.

 

Quem acompanha Talheres, Cheguei! pode ter esse ingresso sem custo para o segundo dia. Basta curtir a página do site no Facebook e ser um dos dez primeiros a enviar o seu email para essencia@talheres.info, com nome completo, profissão, endereço completo, motivo para ir ao evento e uma frase que explica a importância do vinho português no Brasil. Esses dez primeiros ganham convite com entrada franca para o evento principal. O segundo, as degustações de safras raras de vinhos como portos e madeiras, em dois dos eventos especiais previstos na programação.

 

 

Vertical de cabernets da Tenuta di Regaleali (FOTO: Pedro Mello e Souza)

 

Os segunda história que o Essência do Vinho conta na cidade é o roteiro de eventos especiais, com safras importantes – algumas fundamentais para a história do vinho por aqui. Na quinta-feira, dia 2, aconcece uma vertical de cabernets de umaq das mais celebradas vinícolas da Itália: a Tenuta Regaleali, comandada pelo inspetor do guia italiano Gambero Rosso, Nicola Massa, e pelo jornalista Alexandre Lalas. Preço para esse evento especial, R$ 100). A seguir, Rui Falcão, crítico da revista portuguesa Vinho, comanda uma degustação inédita na cidade: o “Vinhos Portugueses de Sonho”, com uma série de José Maria da Fonseca – o JMF 1955 e o JMF Trilogia, com o moscatel da casa de Setubal -, Andresen 1910 e Niepoort VV (“Vinho do Ano em 2012”), d´Oliveiras Verdelho 1850 e Barbeito Malvasia 1834 (Vinhos da Madeira). O convite para esse evento especial sai por R$ 500.

 

No dia seguinte, mais história – dessa vez com direito a datas que contam a trajetória cultural e política do Brasil através do vinho do porto.Rui Falcão e Alexandre Lalas juntam-se para apresentar ícones do século XIX, como Porto 1889, Quinta dos Cortiços, Reserva de Família, que remete à implantação da República. O século XX abre com safras como 1930, com as posses de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek (Quinta do Noval 1955), com a conquista da primeira Copa do Mundo (Burmester Colheita 1958), a inauguração de Brasília (Graham´s Vintage 1960) e o fim da ditadura militar (Fonseca Vintage 1985).

 

Degustações no Essência do Vinho: mais de 1.500 rótulos em evento inédito no Rio

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *