Lisburguer

[28 ago 2013 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Tem certas pesquisas que merecem mais profundidade. Uma delas é a que me intrigou: Espaço Açores, que Joe Best, um chef rock’n’roll, filho de Sintra me chamou a atenção quando fiz a matéria Lisboa Remix, para o Caderno Ela, do Globo. Na realidade, ele, mui justamente, esculachou uma bobagem que eu escrevi. Mas como tudo por aqui acaba em paladar, no fim, todos sorriram.

 

Hamburguer com ingredientes al mare, do chef Joe Best, do Espaço Açores (Divulgação)

As ilhas me dizem respeito. Já namorei filhas de madeirenses e de açorianos. Ouvi as histórias. Salivei com os quitutes. Além disso, Cristiana Beltrão acabava de voltar de Funchal, com matérias espetaculares, que ecoaram também no Globo, na EatinOut e, claro, em seu site de referência, o Bazzar.com.br. Não continue a leitura sem ler o que ela escreveu. As novidades eram frescas, portanto. É claro que eu tinha de pesquisar o que seria o Espaço Açores.

 

Na pressa que nos conduziu durante o roteiro gastronômico em Lisboa, o acelerador de Antonio Perico passou rápido pela Ajuda e só deu pra ler o letreiro. É a dor no coração que qualquer destino me causa, o de não poder visitar tudo o que queremos – pior, o que precisamos. Mas que Mr. Best me aguarde.

 

Espaço Açores: próximo café da manhã na cidade (FOTO Joe Best)

E eis que falo dos hambúrgueres que experimentei em Portugal e do orgulho em que se aplicam ingredientes locais. O do Espaço Açores, não provei, mas gostei. De dois deles, aliás.

 

O primeiro, o da foto ao alto, em que J.B. nos traz a carne dos Açores, uma vitela lardeada e guarnições como o patê de cavala, rolinhos de biqueirão, camarão e molho 9 ilhas (olha o orgulho aí…), à base de pimenta da terra batida com maionese.  O da foto de baixo, um autêntico despertar da montanha, com a vitelona moída, cheddar, pasta de fígado, molho de iogurte, sour cream e molho de iogurte. Será meu pequeno (grande) almoço na próxima baldeação por Sacavém.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *