4Monos GR10 2019

[10 ago 2023 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

Vinho diferente, vigoroso, intenso, adorável e orgânico: 4 Monos GR-10, no sopé da Sierra de Gredos, área de Madri. (Foto Pedro Mello e Souza)

4 Monos, quatro macacos, quatro amigos, quatro castas em quatro míseros hectares ao pé da Sierra de Gredos, uma cordilheira de visão alpina, que enganaria a muitos na imagem, se dissessem que era Mendoza. Ali, em altitudes que beiram os mil metros, cultivam vinhas velha da garnacha, a cariñena, a morenillo e um pouco do syrah que compuseram este rótulo, o GR-10.

 

Vigoroso mas fresco, terroso e aromático, fundo erbáceo mas com muita fruta vermelha de licores, como a ginjinha e o marraschino – e um toque funky, um possível brett, em torno da acidez esplêndida, brilhosa, radiante, em um dos fatores que dão leveza ao vinho, mesmo com seus 14% de álcool.

 

A cor é de um rubi misterioso, mais profundo, mais púrpura, mais real, mais monárquico, como convém a um vinhedo nas vizinhanças da cortes de Espanha – sim, Vinos de Madri é uma denominação rara por aqui, mais ainda neste caso, em que a produção é mínima e que, por ser estritamente orgânico, é especialmente disputado por outros mercados.

 

RÓTULO: 4 Monos GR-10

PRODUTOR: 4Monos Vinicultores

SAFRA: 2019

PAÍS: Espanha

REGIÃO: Vinos de Madrid

SUB-REGIÃO: Sierra de Gredos

CASTAS: Garnacha, Cariñena, Morenillo, Syrah

ESTILO: Cor de borgonha

CLASSIFICAÇÃO: ÁLCOOL: 14º

VINIFICAÇÃO: Orgânica, sem intervenção, leveduras locais

MATURAÇÃO: Fudres e outras barricas grandes, já de vários usos

FORMATO: Garrafa de borgonha, rolha original

QUEM TRAZ: Cellar Vinhos