Modernist: Photography

[2 nov 2013 | Pedro Mello e Souza | Sem comentários ]

The Photography of Modernist Cuisine (Reprodução)

Já tinha visto na Amazon, mas a Wired deu as imagens de divulgação mais impressionantes da coleção Modernist Cuisine, que ganhou fama com a piração de Nathan Myhrvoldi, um ex-executivo da Microsoft que desenvolveu o projeto: a obra prima da culinária moderna. Dei a nota quando a coleção foi lançada na época (leia aqui), com as loas e apologias de todos os grandes chefs, do então atuante Ferran Adrià ao Heston Blumenthal, de cuja equipe saíram alguns dos autores das artes desse compêndio.

 

E dei de novo quando saíram as versões compactas do livro, o Modernist Cuisine at Home e, mais importante, quando o tijolaço entrou em promoção na Amazon e, com todos os fretes incluídos, saía – e continua saíndo, por um quarto do preço que cobram por aqui. Mas se estou me gabando um pouco é porque as imagens vão além da estética e desnudam o cotidiano das cozinhas, da doméstica mais simples até a molecular mais firulenta.

 

O mergulho da framboesa - há outro, o do morango, igualmente fascinante (Reprodução)

E é o que eu tento fazer com as capas da revista EatinOut, com o apoio do fotógrafo Ricardo Bhering. É tentar dar um lado B da técnica, do tema, do ingrediente, com novas lentes, novos contrastes, imagens inesperadas, tomadas em macro, enfim, recursos que abusem da criatividade mas que deixem o leitor sempre com água na boca.

 

E vale também o prazer de quem gosta de fotografar a gastronomia, seus contornos, seus brilhos, suas cores. É sensualidade pura, com uma dimensão que os olhos não captam – mas que incentivam o cliente a reproduzir (e dividir com quem vê) a alegria que dá o seu belo prato, seus aromas e sabores, em ato que as línguas amargas tentam desvalorizar – e chefs medrosos tentam impedir.

 

The Photography of Modernist Cuisine

The Cooking Lab

2013

Na Amazon, 103 dólares em novembro 3, 2013 (foi lançado em outubro por 120 dólares)


Uma nova visão do grapefruit com lente super macro

 

Corte de legumes e raízes ainda na terra

Detalhe do brócoli romanesco

O lado molecular do livro: esferas de mexilhões em sua própria água.

Fechando a cortina, detalhe da textura do repolho roxo.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *