Modo de usar: Pipo

[11 nov 2013 | Pedro Mello e Souza | 2 comentários ]

McPipo, uma dupla de sliders de wagyu (FOTO: Pedro Mello e Souza)

As reclamações são infundadas: conseguir um lugar no Pipo, seja pela badalação de sua inauguração ou pela sua localização nobre, na Rua Dias Ferreira, sonho de consumo para qualquer comerciante no Leblon, é tão difícil quanto em qualquer outro restaurante. Basta dar uma viradinha no relógio e chegar um pouco mais cedo – ou um pouco mais tarde – das horas de pico, em que prevalecem aqueles que adoram ficar em filas, resmungando “que absurdo, isso”, entre os dentes famintos por um privilégio que não chegará.

 

A dica desta editoria pode parecer antipática, mas salva vidas – e relacionamentos de casais ansiosos – tanto no jantar quanto no almoço, quando a luz convida para as mesas do lado de fora, sempre uma depois daquelas que ficam expostas diretamente para a rua. E o horário vai ajudar também na atenção matematicamente redobrada da equipe do Junior. Mas o cardápio é simples e as chances de erro, pequenas. Por isso, vale a pena usar esse pequeno roteiro de como usar o restaurante de Felipe Bronze.

 

Paçoca de carne seca com espuma de queijo coalho (FOTO: Pedro Mello e Souza)

O PASSO A PASSO:

 

1. Como o letreiro é discreto, dentro do restaurante, encontre-o de forma simples: fica em frente ao Hortifruti da Dias Ferreira.


2. Siga as instruções do primeiro parágrafo. Para almoço, por volta de meio-dia. À noite, antes das 19h30.


3. Peça a I.P.A. da casa, a de rótulo branco, fresca, agradável, feita aqui mesmo, no Rio. Como é exclusiva da casa, decline gentilmente das outras (poucas) ofertas da carta de bebidas. A não ser quando a saudável curiosidade em torno das cervejas especiais leve ao pedido, no fim da refeição, da Summer Ale, menos intensa que a sua irmã de carta, um grau menos alcoólica e mas bem mais fresca para o calor que vem aí.


4. Abra os trabalhos com um petisco diferente, como os pastéis de queijo curado e de bochecha de boi. Ou a cestinha de mandioca frita com espuma de queijo coalho defumado, que deve ser usada com parcimônia, pois acaba rápido. Cuidado: vicia.


Aipim com espuma de queijo coalho (FOTO Pedro Mello e Souza)

 

5. Se o estômago pedir um prato, outra exclusividade, a paçoquinha crocante de carne seca com espuma de queijo coalho.Equilibradíssima, sem o sal que se espera das carnes curadas e sem o peso das paçocas tradicionais. Pelo que eu ouvi de especialistas, é pedida até para quem está de dieta.


6. É alternativa do item 5, ou seja, pedir não um prato, mas os sanduíches, que chegam em duplas (quase tudo o que está no cardápio é pensado para dois) de uma dos quatro adaptações de sanduíches americanos, a saber:


  • a) o club-cavaca, uma adaptação do lobster roll, mas com maionese de gengibre e espuma de abacate;
  • b) o ostrix, um po-boy como convém, com suas ostras empanadas, mas revisitado pela cebola roxa e pelo confit de limão;
  • c) o mcPipo, um slider (denominação que os americanos dão aos hamburguinhos) com sotaque brasileiro do picles de maxixe e de um queijo curado da Serra da Canastra;
  • d) o cervantes, um pork belly sandwich que ganha o abacaxi do famoso boteco de Copacabana.

 

7. Sigam a sugestão de Antonio Perico para a sobremesa: mini arroz doce.

 

A parte II deste Modo de Usar entrará no ar tão logo procedamos à segunda visita. Se o cardápio se mantiver, estarão à minha espera a versão do chef para o caldinho de feijão, para a carbonara, o porco laqueado (quase avancei na mesa ao lado) e o arroz doce, que, por motivos óbvios, não experimentei na primeira tentativa.

 

Pipo

Rua Dias Ferreira 64

Leblon

Tel.: +55 21 2239 9322


Pork belly e o abacaxi que homenageia o Cervantes (FOTO Pedro Mello e Souza)

Pipo: belo "pale ale", feito sob encomenda (FOTO Pedro Mello e Souza)

Cavaca: o lobster roll revisto por Felipe Bronze (foto Pedro Mello e Souza)

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Depoimentos

  1. Renata Moritz disse:

    Pedro, adorei as dicas. Conheci seu blog através da sua mãe, que era professora da minha Lia Moritz. Minha mãe já havia me dado dicas para procurá-lo na internet. Excelente blog. Vou recomendar aos amigos e já está cadastrado como um dos meus favoritos. Parabéns e sucesso! Abraços, Renata Moritz.